• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Sem recursos, Gana pode não concluir a compra dos L-39NG

2 de fevereiro de 2023
Sem recursos, Gana pode não concluir a compra dos L-39NG (Foto: Aero Vodochody).
Sem recursos, Gana pode não concluir a compra dos L-39NG (Foto: Aero Vodochody).

Sem recursos, Gana pode não concluir a compra dos L-39NG. O plano do Ministério da Defesa de Gana de adquirir 6 de jatos leves de combate L-39NG da Aero Vodochody estagnou, com a falta de fundos colocando o negócio de €111 milhões em um compasso de espera.

Em agosto de 2021, o ministro da defesa de Gana, Dominic Nitiwul, buscou aprovação parlamentar para a aquisição de seis aeronaves L-39NG no valor de €111 milhões, juntamente com peças sobressalentes, treinamento e suporte logístico. As aeronaves seriam adquiridas por meio de um contrato de empréstimo com bancos internacionais.

Na época, a Aero Vodochody disse estar negociando com o Ministério da Defesa de Gana para o fornecimento da aeronave, mas não poderia fazer mais comentários. Em janeiro de 2022, foi noticiado que o Ministério da Defesa havia suspendido as negociações enquanto avaliava uma proposta dos Estados Unidos. Gana recebeu oferta para aquisição do Embraer/Sierra Nevada A-29 Super Tucano e do Textron AT-6C Wolverine. Embora as ofertas dos EUA não tenham sido aceitas, o Parlamento de Gana ainda não endossou a compra tcheca quase um ano depois.

Hoje, quase 18 meses depois do anúncio de Nitiwul, as perspectivas são do negócio não ser finalizado. Acredita-se que as restrições orçamentárias paralisaram a aquisição, apesar de uma visita de setembro de 2022 à Aero Vodochody por Thomas Mbomba, vice-ministro das Relações Exteriores, e do embaixador de Gana na República Tcheca James Nyasembi.

A aquisição do L-39NG por Gana pode seguir o mesmo caminho que a do Senegal. Em abril de 2018, foi anunciado que o Senegal adquiriria quatro L-39NGs, mas no início de 2022 descobriu-se que o negócio havia sido cancelado após uma série de contratempos.

Gana operava anteriormente oito aeronaves de treinamento Aero L-29 Delfin e duas aeronaves de ataque ao solo L-39ZO, mas hoje voa quatro aeronaves de treinamento a jato avançado Hongdu K-8 e cinco aeronaves de ataque leve Embraer EMB 314 Super Tucano.

O L-39NG é a mais recente iteração do bem-sucedido treinador L-39 Albatros. O programa L-39NG começou em 2014, com quatro protótipos sendo produzidos. A produção em série começou em dezembro de 2022.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login