Seleção polonesa escoltada por F-16C/D na saída para o Catar. Com início da Copa do Mundo de Futebol no Catar no último domingo (20/11), as seleções nacionais começaram a chegar na semana passada ao país do Oriente Médio. Foi o caso da seleção polonesa, que chegou ao país sede do evento na sexta-feira (18).
A delegação polonesa viajou em voo especial do Aeroporto Internacional de Varsóvia-Chopin (WAW/EPWA) diretamente para o Aeroporto Internacional de Doha (DOH/OTBD), no Catar. A aeronave utilizada foi um dos três Boeing 737-800 da Força Aérea Polonesa (PAF), usados no transporte das autoridades polonesas.
Após a decolagem da capital polonesa, o B737, matrícula 0110, foi escoltado por um par de caças F-16C/D até a fronteira sul do país. Durante o voo, os tripulantes dos caças mostravam pequenos cartazes com a hashtag “#Łączynaspiłka”, ou em tradução livre “A bola nos conecta”. O ocupante do assento traseiro do F-16D PAF4080 estava bastante entusiasmado, conforme mostram os vídeos.
Do boju Polsko 🇵🇱⚽️. Dziękujemy pilotom z bazy lotnictwa w Krzesinach. pic.twitter.com/aTvY7scbah
— Łukasz Wachowski (@LukasWachowski) November 17, 2022
Os três Boeing 737-800 da PAF estão reunidos na 1ª Base de Aviação de Transporte (1.BLTr), unidade responsável pelo transporte presidencial e de autoridades polonesas. O PAF 0110 mantém uma configuração interna padrão, enquanto o PAF 0111 e PAF 0112 receberam uma configuração executiva padrão BBJ2 para 65 passageiros, além de tanques de combustível adicionais, sistemas de comunicação segura e dispositivos de autoproteção contra ataques de mísseis (detalhes aqui).
CO ZA WIDOK! 🫡😍🇵🇱 https://t.co/OkEMmmo4To pic.twitter.com/zuxYR3FvpY
— Łączy nas piłka (@LaczyNasPilka) November 18, 2022
@FFO