Seis mortos na queda de um S-70i Black Hawk nas Filipinas. A Força Aérea das Filipinas (PhAF) informou nessa quinta-feira (24/06), que não há sobreviventes na queda de um dos seus helicópteros Sikorsky S-70i Black Hawk. A aeronave, operada pela 205th Tactical Helicopter Wing (205th THW), estava em missão de treinamento noturno com seis tripulantes a bordo, quando sofreu o acidente a poucos quilômetros da Base Aérea Coronel Ernesto Rabina, em Capas, Tarlac.
“Até agora, nenhum sobrevivente foi encontrado. As identidades dos membros da tripulação serão fornecidas assim que os membros de suas famílias forem devidamente notificados. Lamentamos a perda”, disse o PhAF em um comunicado.
O atraso no retorno para a Base Aérea de Clark, Província de Pampanga, motivou o acionamento das equipes de busca e resgate, que localizaram os destroços do S-70i. Conforme o Tenente-Coronel Maynard Mariano, porta-voz da PhAF, a aeronave acidentada foi recebida no primeiro lote, em dezembro do ano passado.
Um processo de investigação foi iniciado para determinar as causas do acidente e, preliminarmente, a PhAF determinou que toda a frota de Black Hawk permaneça em solo, até segunda ordem.
Em 2019 o Governo das Filipinas assinou um contrato de US$ 270 milhões com a empresa polonesa PZL Mielec (subsidiária da Sikorsky), para a aquisição de 16 Helicópteros Utilitário de Combate (CUH) Sikorsky S-70i Black Hawk, como plano para substituir os antigos Bell UH-1D/H. O primeiro lote, com seis aeronaves, chegou ao país no final do ano passado, e entrou em serviço oficialmente em 10 de dezembro. Recentemente, no último dia 07 de junho, um segundo lote com mais cinco S-70i foi recebido pelo 205th THW .
@FFO