Seis MH-47G Chinook para o US Army. O Comando de Aviação de Operações Especiais do Exército dos EUA (U.S. Army Special Operations Aviation Command — USASOAC) concedeu à Boeing um contrato para produzir mais seis aeronaves MH-47G Bloco II como parte dos esforços de modernização da Aviação do US Army.
O negócio, avaliado em US$ 271 milhões, é mais uma etapa para a modernização de uma frota de 69 unidades. Em 1 de setembro de 2020, a Boeing anunciou a entrega do primeiro MH-47G Bloco II para USASOAC. Até momento, 42 MH-47G Bloco II foram entregues. Com estes seis adicionais, o US Army terá 48 unidades.
O programa MH-47G Bloco II não apenas atende às necessidades atuais dos combatentes, mas também permite que o Chinook seja relevante para a batalha no futuro. O Chinook é um helicóptero de carga pesada que está entre os helicópteros ocidentais de carga mais pesada. Seu nome, Chinook, vem do povo nativo americano Chinook do estado de Oregon e Washington.
“O Chinook tem sido um ator importante no domínio das operações especiais há muitos anos. A USASOAC e aliados internacionais usaram as capacidades únicas do Chinook para completar as missões mais ousadas ao redor do mundo. Com o MH-47G modernizado, os soldados USASOAC estão bem preparados para enfrentar o ambiente desafiador de hoje. Com a nova e aprimorada aeronave MH-47G Block II, a USASOAC não está apenas recebendo o helicóptero Chinook mais capaz, mas também tem a flexibilidade para adicionar atualizações adicionais à medida que suas necessidades evoluem ao longo do tempo”, disse Heather McBryan, vice-presidente da Boeing e gerente do programa.
O Boeing CH-47 Chinook é um helicóptero de rotor tandem originalmente desenvolvido pela empresa americana de helicópteros Vertol e agora fabricado pela Boeing Defense. A versão MH-47G de Aviação de Operações Especiais (SOA) é semelhante ao MH-47E, mas apresenta aviônicos mais sofisticados, incluindo um Sistema de Arquitetura Aviônica Comum (Common Avionics Architecture System — CAAS) da Rockwell Collins.
O CAAS é um glass cockpit comum usado por helicópteros como MH-60K/L, CH-53E/K e ARH-70A. O MH-47G também incorpora todas as novas seções do CH-47F. O programa de modernização melhora os Chinooks de Operações Especiais MH-47D e MH-47E para as especificações de design do MH-47G. Um total de 25 aeronaves MH-47E e 11 aeronaves MH-47D foram atualizadas até o final de 2003.
O MH-47G Bloco II inclui todas as melhorias do CH-47F Bloco II, bem como capacidade de reabastecimento em voo, um conjunto abrangente de ajudas defensivas e ajudas de pilotagem em condições meteorológicas adversas/de baixo nível, como infravermelho voltado para o futuro e radar multímodo/de seguimento de terreno. Está armado com duas Miniguns M134 de 7,62 mm e duas metralhadoras M240 de 7,62 mm.
@CAS