Seis aviões chineses Y-20A operando na Sérvia. Na última sexta-feira (08/04), nada menos que seis aviões de transporte Xian Y-20 da Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF), foram observados voando no espaço aéreo turco em direção à Sérvia. Esta rara aparição no ocidente foi registrada pelos sites de monitoração de voos on-line e em fotografias divulgadas nas redes sociais.
Os primeiros plotes dos aviões chineses foram captados sequencialmente passando ao norte de Istambul, Turquia, seguindo a mesma rota, com uma separação aproximada de 100 km entre eles. Mais tarde todos pousaram no Aeroporto Internacional Nikola Tesla (BEG/LYBE), em Belgrado, capital da Sérvia, quando spotters locais puderam fotografar e identificar cada uma das aeronaves.
Foram vistos pousando em Belgrado os Y-20A matrículas 20041, 20042, 20045, 20047, 20049 e 20142. Através das fotos, os observadores notaram que alguns aviões tiveram removidas as tampas dos seus sistemas de contramedidas chaff e flare, possivelmente para prevenir algum tipo de ameaça potencial.
A presença dos quadrimotores chineses Y-20A na Europa, principalmente em grande quantidade, chamou a atenção de diversos interessados no assunto. Esses cargueiros são relativamente novos no inventário da PLAAF, tendo entrado em serviço em 2016. Desde então eles vêm aparecendo esporadicamente fora do continente chinês, inclusive na Europa, mas nunca na quantidade vista na semana passada.
Especialistas levantaram a possibilidade de que os aviões chineses entregaram os sistemas de mísseis terra-ar FK-3 (versão de exportação do HQ-22) comprados pela Sérvia. O jornal Washington Post publicou uma notícia em 2020 informando o interesse dos sérvios pelos SAM (Surface to Air Missile) chineses, em vez do equivalente russo S-300, possivelmente por seu menor custo.
Estima-se que atualmente a frota de Y-20A da PLAAF tenha pelo menos 50 unidades, todos equipados com motores russos Oloviev D-30. A futura versão em desenvolvimento (Y-20B) utilizará turbofans WS-20 produzidos localmente, o que deverá melhorar o desempenho das aeronaves. Recentemente noticiamos que a versão Y-20U para reabastecimento em voo foi vista no ano passado, operando em conjunto com caças no espaço aéreo na Zona de Identificação de Defesa Aérea de Taiwan (ADIZ).
É bastante provável que a PLAAF tenha usado essa entrega na Sérvia como uma espécie de demonstração da sua própria capacidade de transporte aéreo, tendo em vista as operações contínuas da OTAN para transportar suprimentos e materiais no esforço de guerra da Ucrânia.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO