Ministério da Defesa da Rússia divulgou imagens do segundo caça de combate avançado Sukhoi Su-57 Felon de produção em série, que atualmente está em fase de montagem. O ministro da Defesa russo, Sergey Shoigu, liderou uma delegação à planta de aviação da Sukhoi em Komsomolsk-on-Amur (KnAAZ) para inspecionar a aeronave em 12 de agosto de 2020, como parte da comemoração do Dia da Força Aérea da Rússia.
Vale lembrar que o primeiro Su-57 de produção – 51001, caiu durante um voo teste de no dia 23 de dezembro de 2019, a cerca de 68 milhas náuticas da fábrica em Komsomolsk-on-Amur, no extremo oriente da Rússia. O jato pertencia a Sukhoi. O piloto ejetou e foi recuperado com vida por um helicóptero de busca e resgate Mi-8, pouco depois do acidente. Foi a primeira perda total de um Su-57, embora um dos protótipos T-50 tenha sido seriamente danificado em 2014 após um incêndio no motor.
Designado de fábrica como T-50S-2 e militarmente como Su-57, esta aeronave tem o número de série 51002 e deverá ser um dos primeiros dos 76 Felon que a Força Aérea da Rússia irá receber. Nas imagens podemos ver alguns detalhes como o sistema IRST 101KS-V, a sonda de reabastecimento em voo estendida e os flaps de manobra – similares a canards no bordo de ataque próximo a raiz da aza/fuselagem. Assim como o 51001, o segundo Su-57 também terá o padrão de camuflagem “pixelizado” como na foto abaixo.
@CAS