• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Segundo protótipo do caça chinês J-36 apresenta modificações estruturais

28 de outubro de 2025
Segundo protótipo do caça chinês J-36 apresenta modificações estruturais. Fotos: redes sociais.

Segundo protótipo do caça chinês J-36 apresenta modificações estruturais. Imagens do que seria o segundo protótipo do caça pesado chinês J-36 começaram a circular nas redes sociais e logo chamaram a atenção pelas diferenças externas em comparação com o antecessor.

O segundo J-36 surge pouco mais de 10 meses após o primeiro ser flagrado em fotos no dia 26 de dezembro de 2024. Analistas nas redes sociais chinesas sugeriram que este protótipo seria mais representativo da versão final, ao contrário do primeiro que serviu para avaliações conceituais.

Diferenças externas entre os dois J-36. Fotos: redes sociais.
Diferenças externas entre os dois J-36. Fotos: redes sociais.

Apesar de manter a configuração básica, com três motores e amplas superfícies de controle na parte posterior da fuselagem, o segundo protótipo apresenta visíveis modificações externas, incluindo a tomada de ar, os escapamentos dos motores e os trens de pouso principais.

A alteração que mais chamou a atenção foram nos escapamentos dos três motores. Analistas sugerem que possivelmente o segundo protótipo tenha exaustores com controle vetorial de fluxo, o que forneceria maior manobrabilidade e controle para o caça de grandes dimensões.

O segundo J-36 surge pouco mais de 10 meses após o voo do primeiro ser flagrado em dezembro do ano passado. Foto: redes sociais.

As tomadas de ar laterais sofreram alterações, aparentemente seguindo o padrão supersônico DSI (Diverterless Supersonic Inlets). Entretanto, as imagens de baixa qualidade do protótipo não oferecem detalhes suficientes para confirmar essas características supersônicas, especialmente para a tomada de ar superior.

A terceira grande mudança é a configuração do trem de pouso principal, que no primeiro protótipo tinha duas rodas em “tandem” e no segundo J-36 elas são paralelas. Essa modificação possivelmente liberaria mais espaço nos compartimentos internos de armas da aeronave.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login