

Segundo protótipo do caça chinês J-36 apresenta modificações estruturais. Imagens do que seria o segundo protótipo do caça pesado chinês J-36 começaram a circular nas redes sociais e logo chamaram a atenção pelas diferenças externas em comparação com o antecessor.
O segundo J-36 surge pouco mais de 10 meses após o primeiro ser flagrado em fotos no dia 26 de dezembro de 2024. Analistas nas redes sociais chinesas sugeriram que este protótipo seria mais representativo da versão final, ao contrário do primeiro que serviu para avaliações conceituais.

Apesar de manter a configuração básica, com três motores e amplas superfícies de controle na parte posterior da fuselagem, o segundo protótipo apresenta visíveis modificações externas, incluindo a tomada de ar, os escapamentos dos motores e os trens de pouso principais.
A alteração que mais chamou a atenção foram nos escapamentos dos três motores. Analistas sugerem que possivelmente o segundo protótipo tenha exaustores com controle vetorial de fluxo, o que forneceria maior manobrabilidade e controle para o caça de grandes dimensões.

As tomadas de ar laterais sofreram alterações, aparentemente seguindo o padrão supersônico DSI (Diverterless Supersonic Inlets). Entretanto, as imagens de baixa qualidade do protótipo não oferecem detalhes suficientes para confirmar essas características supersônicas, especialmente para a tomada de ar superior.
A terceira grande mudança é a configuração do trem de pouso principal, que no primeiro protótipo tinha duas rodas em “tandem” e no segundo J-36 elas são paralelas. Essa modificação possivelmente liberaria mais espaço nos compartimentos internos de armas da aeronave.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO