Segundo porta-aviões chinês entra em manutenção programada. O segundo porta-aviões da Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLAAN) estaria entrando em uma manutenção programada de grande porte. De acordo com o Global Times, após dois anos de serviço ativo, o porta-aviões “Shandong” (17) deverá passar alguns meses no estaleiro, onde receberá melhorias técnicas, atualizações de sistemas, além de uma nova pintura com revestimento especial.
No último sábado (23/04), data que a PLAAN celebrou 73 anos, o site de notícias de Hong Kong, Wenweipo, divulgou que o “Shangdong” estava atracado em processo de pintura no cais do Estaleiro Dalian, província de Liaoning , nordeste da China. O Estaleiro Dalian foi responsável pela construção da embarcação.
Esta é a primeira manutenção programada do Shandong desde seu comissionamento na PLAAN em dezembro de 2019 em Sanya, província de Hainan, no sul da China.De acordo com o Wenweipo, os trabalhadores do Estaleiro Dalian trabalham em turnos extras para acelerar a reforma do grande navio.
Em 18 de março, a agência Reuters noticiou que o Shandong foi observado pelas autoridades de Taipei navegando pelo Estreito de Taiwan, no sentido norte, sem aeronaves em seu convés de voo. Analistas disseram na época que, possivelmente o porta-aviões estava a caminho do Estaleiro em Dalian para uma manutenção programada regular.
Além de renovar o revestimento antiderrapante do convés de voo, a manutenção também pode incluir a reforma, reparo e atualização de alguns subsistemas que tendem a se desgastar, como as engrenagens de parada dos aviões, o sistema de energia, dutos e sistemas eletrônicos, além da troca de alguns componentes sob demanda.
A reforma do primeiro porta-aviões da PLAAN, o “Liaoning” (16), durou aproximadamente seis meses, entre julho de 2018 e janeiro de 2019, também realizada pelo Estaleiro de Dalian.
Fonte: Global Times
@FFO