Segundo MC-55A Peregrine da RAAF. Em 27 de janeiro de 2025, o segundo MC-55A Peregrine da Força Aérea Real Australiana (RAAF) pousou em Greenville, no Texas, local onde a primeira aeronave já está passando por voos de testes conduzidos pela L3Harris Technologies.
O segundo Peregrine da RAAF também ostenta a pintura militar completa, as marcas do Esquadrão Nº 10 e a matricula civil provisória N542GD. A aeronave é uma plataforma de Inteligência, Vigilância, Reconhecimento e Guerra Eletrônica (ISR/EW) baseada no jato executivo Gulfstream G550.
Em março de 2019, o governo australiano anunciou a aquisição de quatro jatos ISR/EW MC-55A Peregrine com valor aproximado de US $1,91 bilhão. A conversão das aeronaves G550 em plataformas de guerra eletrônica está sob responsabilidade da empresa L3Harris Technologies. O contrato de aproximadamente US$ 628 milhões inclui modificações na fuselagem, integração dos sistemas de missão, equipamentos de comunicação segura e dispositivos de autoproteção.
As modificações estão sendo realizadas na L3Harris de Greenville, Texas, e nas instalações da Gulfstream em Savannah, na Geórgia. A entrega da primeira aeronave está prevista entre o final de 2025 e o início de 2026. Na RAAF os MC-55A Peregrine receberão as matrículas militares de A51-001 a A51-004.
@FFO