Segundo ERJ-140 da Força Aérea Argentina chegou em Buenos Aires. Está em Buenos Aires o segundo Embraer ERJ-140LR da Força Aérea Argentina (FAA). A nova aeronave foi recebida nesta segunda-feira (19/02) no pátio militar do Aeroparque Jorge Newbery da Capital Federal.
Matriculado T-96 e batizado de “Paloma Gaúcha”, o ERJ-140 (c/n 145754 ex-American Eagle N858AE) pousou no Aeroparque, finalizando o longo voo “FAG 9”, iniciado dois dias antes no Aeroporto Springfield Branson, no Missouri (EUA). Foram realizadas escalas técnicas e pernoites em Chetumal (México), Guayaquil (Equador), Lima (Peru) e Arica (Chile).
O nome de batismo “Paloma Gaúcha” é uma homenagem à Carola Lorenzini, aviadora argentina conhecida por este apelido, que anos 1930 foi uma das mulheres pioneiras da aviação na América do Sul.
Ao lado do T-95 “Vuelo del Pampero” – recebido em 05/02 pelo Esquadrão II do Grupo 1 de Transporte Aéreo – os dois ERJ-140 fabricados em 2003, permitirão à Força Aérea Argentina ampliar a sua capacidade operacional de transporte tático e logístico de civis e militares em missões de médio distância, liberando a pressão sobre os envelhecidos Fokker F28 atualmente em serviço na frota da Brigada Aérea I.
Com capacidade para 43 passageiros e peso máximo de decolagem de 21.100 kg, o jato regional ERJ-140LR tem um alcance máximo de 2.500 km, voando a uma velocidade máxima de cruzeiro de Mach 0,78. Equipado com aviônicos digitais Honeywell Primus 1000, tem capacidade para pouso por instrumentos ILS CAT II, além de ser equipado com sistemas AHRS, TCAS, FMS, EGPWS, entre outros.
Há informações não oficiais de que o governo estaria negociando outros dois Embraer ERJ-140, ampliando a frota do Grupo 1 de Transporte Aéreo para quatro aeronaves de fabricação brasileira.
@FFO