Segundo caça de 6ª geração chinês surge no mesmo dia. Poucas horas depois das primeiras imagens do suposto novo caça furtivo da China aparecerem online (leia aqui), um vídeo mostrando um segundo design apareceu nas redes sociais. Enquanto o primeiro voou da sede da Chengdu Aircraft Corporation (CAC) em Chengdu, o segundo voou das instalações da Shenyang Aircraft Corporation (SAC).
O segundo projeto de caça de 6ª geração da China é obra da empresa Shenyang. É menor, com uma configuração de 2 motores, e também tem um design de asa voadora sem cauda, embora mais convencional em comparação ao design de 3 motores da CA. Ele está sendo chamado de J-36 e seria fruto do projeto J-XX.
Ao que parece, este projeto de SAC é mais ágil e pode muito bem uma aeronave para emprego em terra e também para operações embarcadas. Como o projeto da CAC, ele nitidamente é uma aeronave Stealth com características que levar seu armamento em compartimentos internos para ampliar ao máximo sua furtividade.
Embora fotos e vídeos desta aeronave tenham surgido apenas no dia 26/12, de acordo com alguns relatos, ela teria voado pela primeira em 22/12. O jato foi escoltado no seu voo de estreia público por um Sukhoi Su-35 Flanker. Se o projeto da CAC parece ser voltado para missões de longo curso, talvez até sendo classificado como um caça-bombardeiro, o projeto da SAC é nitidamente um caça. Porém, até agora não está claro qual seria o papel desta aeronave, se é outro projeto de 5ª geração ou o rumoroso caça J-XX de 6ª geração.
@CAS