• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Segundo Airbus A330 da FAB está no Brasil

27 de outubro de 2022
Segundo Airbus A330 da FAB está no Brasil (Fonte: Canal Golf Oscar Romeo).
Segundo Airbus A330 da FAB está no Brasil (Fonte: Canal Golf Oscar Romeo).

Segundo Airbus A330 da FAB está no Brasil. O segundo Airbus A330-200 da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou na manhã da terça-feira (25/10) no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Designada militarmente como C-30, a aeronave, matrícula FAB 2902 (c/n 1508), chegou em voo de translado diretamente do Southern California Logistics Airport, em Victorville, nos EUA.

Conforme noticiamos no mês passado, o FAB 2902 havia chegado em Victorville no último dia 19 de setembro. Além de passar por manutenção programada, uma equipe de Oficiais da Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington (CABW) da FAB realizou o processo de vistoria e aceitação formal da aeronave, antes da mesma iniciar o translado para o Brasil.

Registro do translado do FAB 2902 - ainda com cadastro civil VP-BDV - dos EUA para o Brasil (Fonte: FR24).
Registro do translado do FAB 2902 – ainda com cadastro civil VP-BDV – dos EUA para o Brasil (Fonte: FR24).

O FAB 2902 foi fabricado em 2014 para a Avianca Colômbia (,atrícula N508AV), sendo posteriormente foi repassado à Avianca Brasil (PR-OCK), onde voou até março de 2019, quando foi devolvido ao proprietário, a empresa de leasing Avolon, que o armazenou em Lourdes-Tarbes, na Espanha, com a matrícula VP-BDV.

Em 18 de abril desde ano, o Comando da Aeronáutica anunciou a aquisição de duas aeronaves Airbus A330-200 da empresa aérea Azul, pelo valor aproximado de US$ 80 milhões. Inicialmente ambas serão operadas na configuração passageiros e carga (C-30), e posteriormente serão convertidas para a versão militar A330 MRTT (Multi Role Tanker Transport) de transporte e reabastecimento em voo (REVO), quando receberão a designação KC-30.

Em 26 de julho, a FAB recebeu o primeiro Airbus C-30 (2901), fato que entrou para a história como sendo a maior aeronave operada pela Força Aérea Brasileira. Ambos C-30 foram designadas para o Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) “Esquadrão Corsário”, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ).

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login