Segundo A350-900CJ da Luftwaffe realiza voo inaugural. O segundo A350-941CJ do Governo Alemão realizou o voo inaugural na fábrica da Airbus em Toulouse, França. O voo de experiências aconteceu no dia 24 de setembro, e durou pouco mais de cinco horas, cobrindo a região sobre o Golfo da Biscaia e o oeste da França.
Para este primeiro voo, a aeronave, futuro 10+02 (c/n 526), nome de batismo “Theodor Heuss”, já ostentava a pintura completa VIP da Luftwaffe, porém com a matrícula civil de testes francesa F-WZHF, indicando que ainda não foi entregue ao operador.
O Governo Alemão adquiriu três Airbus A350CJ em substituição à sua frota de antigos A340, para as missões de transporte de autoridades. A primeira aeronave, 10+03 “Kurt Schumacher”, foi recebida pela Luftwaffe em 20 de agosto de 2020, e encontra-se em operação na Ala de Missão Aérea Especial do Ministério da Defesa Federal (FBS BMVg), baseada em Cologne-Bonn.
Após o encerramento dos testes e receber a liberação da fábrica da Airbus, o novo jato VIP alemão deverá ser enviado para configuração interna nas instalações da Lufthansa Technik, em Hamburgo. Cabe ressaltar que o futuro 10+02 será o primeiro a receber a cabine governamental completa, ao contrário do 10+03 que está equipado com uma cabine mista temporária, que deverá passar por conversão e padronização no futuro. A previsão é que o terceiro (e último) A350-900 da Luftwaffe (10+01), seja entregue até o final do ano que vem.
@FFO