• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Seguem os ataques aéreos da Tailândia ao Camboja com bombas KGGB

28 de julho de 2025
Seguem os ataques aéreos da Tailândia ao Camboja com bombas KGGB. Via X.
Seguem os ataques aéreos da Tailândia ao Camboja com bombas KGGB. Via X.

Seguem os ataques aéreos da Tailândia ao Camboja com bombas KGGB. Desde a última quinta-feira, Tailândia e Camboja iniciaram um conflito fronteiriço, com a RTAF realizando ataques aéreos feitos por caças F-16A.

O confronto entre a Tailândia e o Camboja se expandiu ao longo dos últimos dias, com trocas de bombardeios em diferentes regiões da fronteira entre os dois países. O embate, que já deixou 18 mortos, decorre de uma disputa territorial entre os dois países que já dura semanas e agora se transformou em conflito armado.

Armeiros instalam uma KGGB em um F-16A da RTAF. Foto via FB/Lighning Airman Team.
Armeiros instalam uma KGGB em um F-16A da RTAF. Foto via FB/Lighning Airman Team.

O governo tailandês fechou a fronteira com o Camboja na quinta, e nesta sexta declarou lei marcial em oito distritos, em duas províncias diferentes, ao longo da fronteira com o Camboja. A Reuters citou o primeiro-ministro interino da Tailândia, Phumtam Wechayachai: “A situação se intensificou e pode evoluir para um estado de guerra”. Seu colega cambojano, Hun Manet, criticou a decisão de Bangkok de recuar de uma proposta de cessar-fogo inicialmente acordada e apresentada pelo presidente da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático), Anwar Ibrahim.

F-16A da RTAF com a KGGB, usada em ataques contra o Camboja. Foto: Via X.

As autoridades tailandesas afirmam que ao menos 17 pessoas morreram desde 24/07, entre eles 13 civis. Já o governo do Camboja, informou uma morte em seu território. Mais de 130 mil pessoas foram evacuadas das áreas de conflito no lado tailandês, segundo autoridades locais.

Área do conflito entre Camboja e Tailândia.
Área do conflito entre Camboja e Tailândia.

Desde 24/07 o caças F-16A da Royal Thai Air Force (RTAF) tem sido usados para missões de ataque. Eles tem usando desde bombas convencionais como Mk.82 e Lizard (Mk.82 com kit israelense Lizard) e agora com a bomba sul-coreana KGGB, que agrega um kit GPS as bombas Mk.82, dando a ela um alcance máximo de 110 km, com um CEP (Probabilidade de Erro Circular) de 3 metros. 

Fotos mostram um F-16 da RTAF carregando as Lig Next 1 KGGB adquiridas da Coreia do Sul em 2022. O KGGB apresenta semelhanças com o GBU-62 JDAM-ER, visto que ambos utilizam um kit de asa e orientação por GPS/INS. No caso do KGGB, no entanto, é relatado que as correções de orientação são feitas pelo kit de asa especialmente projetado.

A RTAF e a RoKAF (Republic of Korean Air Force) adquiriram a KGGB em 2022 e 2018, respectivamente, para seus caças F-16 e KF-16) e os caças FA-50/T-50TH. A bomba também pode ser integrada aos caças F-4E Phantom II, F-5 e F-15K Slam Eagle da RoKAF. Os futuros Saab Gripen E/F da RTAF podem se tornar outra aeronave capaz de lançar a KGGB.

Lig Next 1 KGGB. Via X.
Lig Next 1 KGGB. Via X.

Em um relatório de novembro de 2023 sobre a integração da KGGB em seus F-16 pela RTAF, afirmou que a RTAF adquiriu, em 2022, um total de 20 KGGB em dois lotes.

A Janes, em agosto de 2022, também mencionou que os 14 KAI T-50TH Golden Eagle da RTAF como outra aeronave capaz de empregar KGGB. Embora a RTAF opere 14 T-50TH como treinadores, eles poderiam empregar a bomba GPS.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login