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Segue o processo de modernização dos Tucanos argentinos

3 de fevereiro de 2022
Segue o processo de modernização dos Tucanos argentinos (Foto: FAA).

Segue o processo de modernização dos Tucanos argentinos. Os dois primeiros Embraer 312 Tucano da Força Aérea Argentina (FAA), estão em processo de modernização das suas cabines para o padrão “glass cockpit”. A empresa argentina Redimec SRL foi contratada via licitação para realizar as modificações das aeronaves, cujo projeto está sob a gerência da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da FAA, com a participação da III Brigada Aérea e da Direção Geral de Aeronavegabilidade Militar Conjunta.

Nesta etapa, a Redimec será responsável pelo projeto de engenharia, certificação, documentação, suporte técnico e treinamento necessários para a completa integração, instalação e implementação funcional da modernização dos cockpits dianteiros e traseiros das duas aeronaves denominadas Protótipo “Nº 1” e “Nº 2”.

Em 15 de dezembro de 2021 iniciou o prazo de seis meses para que a FAA receba as duas aeronaves atualizadas, além de dois kits de modificação completos que deverão ser entregues para a Área de Materiais de Río Cuarto, que irá atualizar outras duas unidades adicionais, sob o supervisão técnica da Redimec.

A primeira célula modernizada “Nº 1” será integralmente convertida pela Redimec, enquanto o “Nº 2” será modernizada em conjunto com a Aeronáutica Argentina, que será responsável pela certificação do treinamento recebido da empreiteira. A certificação e homologação das aeronaves modernizadas ficará a cargo da DIGAMC (Dirección General de Aeronavegabilidad Militar Conjunta).

Os Embraer 312 modernizados contarão com modernas cabines de comando baseadas na arquitetura do tipo “glass cockpit”, com a substituição completa de instrumentos analógicos pelo sistema Garmin G600HP TXi, que dispõem de telas multifuncionais de alta definição, com total integração aos sensores das aeronaves, incluindo com o motor PT6A-25C.

Estão previstas a instalação de novos equipamentos de comunicações e navegação VHF, UHF, GPS, NAV, ILS e transponder ADS-B e Sistema voo por instrumentos digital EFIS (Electronic Flight Instrument System) do tipo “Synthetic Vision” (SVT), com visão 3D da topografia em tempo real. O cockpit deverá ter iluminação interna e externa preparadas para operações NVIS (Night Vision Image System).

Depois de modernizados, os Tucanos argentinos poderão realizar procedimentos por instrumentos baseados em Navegação PBN (Performance-Based Navigation), RNAV (Area Navigation) e RNP (Required Navigation Performance).

@FFO

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