A frota de aeronaves Beechcraft Texan II (designação RAF – Texan T MK1), da Royal Air Force (RAF), enfrenta restrições em suas capacidades operacionais para voos sobre a água. O problema decorre devido à pendências no sistema salva-vidas da aeronave.
A informação veio à tona através de uma correspondência do Secretário de Compras da Defesa do Reino Unido, Jeremy Quin, em resposta a um questionamento do feito por Hywel Williams, Membro do Parlamento por Arfon. Em seu questionamento, o Parlamentar pede ao Secretário de Defesa informações sobre os problemas na certificação do Texan T1, e se realmente foi realizada uma avaliação sobre os méritos potenciais antes de adquirir a aeronave.
A resposta por escrito, o Secretário Quin, incialmente informa que o Texan T Mk1 entrou em serviço em 2019, e que se trata de uma aeronave com certificação civil, emitida pela Federal Aviation Authority (FAA) e pela European Union Aviation Safety Agency (EASA). Para voar na RAF, o Texan T1 opera sob Registro Militar, o que exige um Certificado de Tipo Militar (MTC), emitido pela Autoridade de Aviação Militar (MAA). Segue:
“A MAA impôs uma restrição no MTC na liberação inicial para voos sobre a água, para que sejam implantadas mais melhorias nos Texan, de modo que os níveis de segurança na sua operação fosse coerente com os proporcionados por outras aeronaves militares do Reino Unido. Isso resultou no trabalho de implementação de melhorias nos arnês, coletes e botes. O Departamento está agora se preparando para uma nova revisão da Restrição do MTC. Durante a aquisição, o Texan foi avaliado como a aeronave de treinamento mais adequada para o plano de estudos exigido. A restrição do MTC foi imposta após a aquisição do Texan e, como tal, nenhuma avaliação adicional foi feita de qualquer potencial mérito de comprar uma aeronave alternativa.”
O Texan II foi selecionado no âmbito do projeto UK Military Flying Training System (UKMFTS) como substituto do Tucano T1 na função de Treinamento Básico passo que antecedem o voo no Hawk T2 no curso Advanced Fast Jet Training. Atualmente a frota da RAF tem 14 Texan II, matrículas ZM323 à ZM332 e ZM340 e ZM343, todos operados na 1 Flying Training School em RAF Valley.
@FFO