O Departamento de Estado dos Estados Unidos divulgou a agenda do Secretário Michael R. Pompeo, durante a sua viajem à América do Sul entre os dias 17 e 20 de setembro. O Secretário percorrerá o Suriname, a Guiana, o Brasil e a Colômbia, antes de retornar para compromissos no Texas. Esta viagem tem como objetivo reforçar o compromisso dos Estados Unidos com a democracia e combate do COVID-19, revitalizando a economia e fortalecendo a segurança contra ameaças regionais.
Em Paramaribo, o Secretário Pompeo se reunirá com o recém-eleito democraticamente Presidente do Suriname, Chan Santokhi, para discutir o aumento da cooperação bilateral e as oportunidades de parcerias em energia e segurança.
Em Georgetown, Guiana, o secretário Pompeo se encontrará com o recém-eleito presidente Irfaan Ali e seu gabinete, onde terão reuniões com o secretário-geral da CARICOM, Irwin LaRocque. Ele reforçará a promessa de uma parceria com os Estados Unidos baseada em valores, destacando oportunidades para investimentos do setor privado mais responsáveis e transparentes para fomentar a economia local, especialmente após a pandemia COVID-19.
Em Boa Vista, Brasil, o secretário Pompeo reforará o apoio do Estados Unidos e do Brasil ao povo venezuelano, e visitará alguns centros de migrantes venezuelanos que fogem do desastre causado pelo atual governo.
O Secretário Pompeo viajará a Bogotá para se encontrar com o presidente colombiano Ivan Duque para discutir a forte parceria entre os países, incluindo a gestão da pandemia COVID-19, as ameaças à segurança regional de narcotraficantes, grupos terroristas e O regime ilegítimo de Maduro na Venezuela.
Finalmente, o secretário retornará para os Estados Unidos para discutir as prioridades do Departamento de Estado na Igreja Batista Prestonwood em Plano, Texas.
@FFO