Secretário da USAF disse que voo inaugural do B-21 Raider poderá atrasar “alguns meses”. O voo inaugural do bombardeiro furtivo B-21 Raider da USAF poderá sofrer um atraso de alguns meses. A informação foi divulgada em 15/03 pelo Secretário da USAF, Frank Kendall, durante a conferência McAleese & Associates, em Washington.
“Está alguns meses fora do cronograma original que trabalhamos, mas ainda está dentro da linha de base que originalmente tínhamos para o programa”, disse Kendall.
Em uma coletiva de imprensa após a conferência de McAleese, Kendall se recusou a dizer o motivo do atraso no cronograma, apenas sinalizando que não há um problema mais sério com o programa.
“Você consegue cumprir um cronograma, que tende a ser um pouco agressivo para manter a pressão sob os trabalhadores. Existe um cronograma de linha base em papel, e não houve discrepância dele. Mas o cronograma interno, ocorreu um atraso de alguns meses”, disse Kendall aos repórteres.
Procurada pelo Defense News, a Northrop Grumman emitiu um comunicado reforçando que espera realizar o primeiro voo do B-21 ainda em 2023. “O programa permanece no caminho da linha base do governo, em custos, cronograma e desempenho. Seguimos trabalhando na na maturidade do sistema, produção e suporte, para que o B-21 realize o primeiro voo e uma campanha de testes eficiente, seguindo rumo à capacidade operacional inicial”, disse a Northrop Grumman.
O B-21 Raider foi apresentado publicamente em 02 de dezembro do ano passado, e desde então a USAF e a Northrop Grumman nunca forneceram uma data exata para o primeiro voo do novo bombardeiro, apenas citando que o cronograma será seguido.
Tomando como exemplo o atual bombardeiro furtivo B-2 Spirit da USAF, seu primeiro voo ocorreu em julho de 1989, cerca de oito meses após a apresentação oficial, ocorrida em novembro de 1988.
A subsecretária interina do Departamento de Finanças da USAF, Kristyn Jones, disse em um briefing orçamentário na segunda-feira (13/03) que existem seis bombardeiros B-21 em vários estágios na linha de produção da Planta 42 da USAF em Palmdale, na Califórnia. Esse número confirmado e se mantém inalterado há cerca de um ano.
Em uma mesa redonda com repórteres durante a conferência da Air and Space Forces Association, realizada na semana passada, Kendall prometeu que o programa B-21 não repetiria os problemas de “simultaneidade excessiva” do F-35 Joint Strike Fighter.
Simultaneidade é o que acontece quando uma aeronave ainda está em desenvolvimento e ao mesmo tempo está sendo incorporada. Se forem descobertos problemas nos testes do bombardeiro Raider, essas questões deverão ser corrigidas antes da entrega. Kendall observou que certa vez chamou os problemas de simultaneidade do F-35 de “má prática de aquisição” e disse que o B-21 não repetiria esses erros.
No evento McAleese, Kendall disse que ele e William LaPlante, atual subsecretário de Defesa para Aquisição, Tecnologia e Logística, estruturaram o programa B-21 durante o governo Obama “para ser agressivo, mas não louco”. Na época, Kendall ocupava o cargo que LaPlante ocupa hoje. “Dadas as ameaças que enfrentamos, precisamos correr alguns riscos. Não existe programa sem riscos. Mas existe o risco prudente e o risco insano”, disse Kendall.
Como o B-21 é um projeto completamente novo e complexo, Kendall disse que é aconselhável realizar alguns testes de voo e garantir que “as coisas difíceis” sejam bem-feitas antes de iniciar a produção. “Mas isso não significa que você deseja fazer todo o programa de voo antes de iniciar a produção. Você quer fazer o suficiente para se sentir confortável com o design estável, e o que você levará para a produção não precisará sofrer grandes modificações”, afirmou o Secretário.
Em janeiro, os executivos da Northrop Grumman disseram em uma teleconferência de resultados que a empresa esperava que a USAF concedesse o primeiro contrato de produção para o B-21 ainda este ano. Entretanto, na conferência da AFA, Kendall e o chefe de aquisições da USAF, Andrew Hunter, se recusaram a dizer se assinariam o contrato em 2023, afirmando que estão focados no primeiro voo do bombardeiro.
Nos últimos meses, o primeiro B-21, número de construção 001, passou por testes de solo em preparação para seu voo inaugural na Base Aérea de Edwards, na Califórnia, onde a USAF realizará os testes de voo.
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