Seahawk da Marinha resgata passageiro no maior navio de cruzeiros que opera no Brasil. O 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1) da Marinha do Brasil realizou uma missão de Evacuação Aeromédica (EVAM) em uma navio de passageiros que navegava ao largo do Estado do Espírito Santo, a cerca de 100 milhas náuticas (185 quilômetros). A missão ocorreu no dia 15 de dezembro, e resgatou um jovem de 16 anos com problemas cardíacos.
Naquele dia, a aeronave SH-16 Seahawk do EsqdHS-1, matrícula N-3035 “Guerreiro 35”, estava cumprindo um voo de adestramento ASW de rotina quando foi acionada pelo SALVAMAR SUESTE em missão ASE (Aeronave de Serviço da Esquadra).
Ao receber o aviso, os tripulantes do N-3035 interromperam imediatamente o voo de treinamento e retornaram para a sede do Esquadrão, na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), no Rio de Janeiro. Em solo, foi realizada a troca de tripulação, enquanto o SH-16 era reabastecido com os motores acionados, em um procedimento conhecido como “hotseat hotrefuel”.
Com uma tripulação composta pelos pilotos, um médico de Aviação e dois Tripulantes Aéreos de Resgate (TAR), o SH-16 decolou para um voo de aproximadamente duas horas, diretamente para o ponto de encontro com o navio de cruzeiro MCS Seashore, que já navegava em um ponto a cerca de 15 milhas náuticas (30 km) de Vitória (ES).
A vítima, com diagnóstico de princípio de infarto, e sua mãe foram removida do navio por meio do procedimento “Hi-Line”. Ambos foram levados para a cidade de Vitória, onde foram conduzidos para atendimento médico especializado.
O MSC Seashore, da classe Seaside EVO da MSC Cruzeiros, é o maior navio de cruzeiro a operar no Brasil. Ele é famoso por seu design inovador e glamoroso e destinado a conectar, mais profundamente, os hóspedes com o mar. O navio oferece um generoso espaço ao ar livre de quase 13 mil metros quadrados, onde os hóspedes podem desfrutar de amplas áreas externas à beira da piscina, tomando um coquetel refrescante em um dos bares, relaxando em uma hidromassagem borbulhante ou simplesmente aproveitando o sol e a brisa na varanda de suas cabines.
@FFO