Sea King belga voa depois de quase três anos fora de serviço. Depois de quase três anos parado, um dos antigos helicópteros Westland Sea King Mk.48 da Força Aérea da Bélgica (Luchtcomponent) voltou aos ares na última quinta-feira (14/10). Para isto, uma equipe de técnicos do 40th Squadron, da Base Aérea de Koksijde, trabalharam por meses para recolocar a aeronave em condições de voo.
Para retornar aos céus, o Sea King, ex-RS02, recebeu o registro civil belga OO-SEE. Da mesma forma acontecerá com o seu irmão, ex-RS04, que atualmente passa pelo processo de reativação, e deverá voar nos próximos dias com o registro civil OO-KNG. Esses dois Sea Kings foram desativados e vendidos pela Força Aérea Belga para o museu britânico Historic Helicopters. Espera-se ambos sejam transladados para o Reino Unidos no próximo dia 20 de outubro.
Fundado em 2013, o Historic Helicopters é sediado em Chard, condado de Somerset, no Reino Unido, e tem como objetivo preservar em condições de voo alguns helicópteros militares históricos, para visitação e apresentação em shows aéreos. Uma pequena equipe de engenheiros aposentados da Royal Navy e Royal Air Force trabalham na instituição para preservar e manter a sua preciosa frota em condições operacionais. Conforme o site da instituição, a sua coleção está composta por cinco helicópteros, sendo um Westland Whirlwind HAR10 (XJ729), dois Westland Wessex HU5 (XT761 e XT771) e dois Westland Sea King HAR3 (XZ597) e HC4 (ZF122).
Entre abril de 1974 e março de 2019, a Força Aérea Belga operou uma frota de cinco helicópteros Westland Sea king Mk.48 (RS01 à RS05), destinados para missões de busca e resgate. Eles foram substituídos por quatro modernos NH90 da versão naval (NFH), operados pelo 40th Squadron e quatro NH90, versão terrestre (TTH) operados pela 1st Wing da Luchtcomponent.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO