Marinha Indiana aposentou seus Sea Dragons. Após 46 anos de serviço, a Bharatiya Nau Sena (Marinha da Índia) retira do serviço operacional sua aeronave Ilyushin Il-38SD Sea Dragon Long Range Maritime Reconnaissance (LRMR).
Na prática, o Ilyushin 38 Sea Dragon foram retirados do serviço ativo em 17 de dezembro de 2022. Seu último ato foi a despedida no dia 26 de janeiro, quando o último Il-38SD — o IN 301 (c/n 0810 11007), participou do desfile do Dia da República da Índia pela primeira e última vez. Além do Il-38, outras 50 aeronaves, incluindo nove jatos Dassault Rafale, três Boeing C-17 e vários helicópteros militares também participaram das comemorações da independência. Logo depois, o IN 301 foi estocado em GOA, após ter voado mais de 40 mil horas desde que chegou em setembro de 1977.
O Il-38 foi introduzido em serviço a partir de setembro de 1977, onde cinco aeronaves foram adquiridas até 1983. Em 1º de outubro de 2002, a Marinha Indiana perdeu duas aeronaves (IN 302 e IN 304) em uma colisão no ar sobre a INS Hansa, em Goa. Dois ex-Il-38 ex-Marinha Russa foram adicionados ao esquadrão em dezembro de 2009 e fevereiro de 2010.
Os Il-38SD sempre fizeram parte do Esquadrão de Aviação da Marinha Indiana 315 (Indian Naval Air Squadron (INAS) 315), com sede em Goa, orgulhosamente conhecido como Cavalo Alado, que é o mais antigo esquadrão de reconhecimento marítimo de longo alcance da Marinha Indiana.
Na INS Hansa, os Sea Dragons serão substituídos pelos Boeing P-8I Neptune, dos quais quatro aeronaves já foram entregues ao INAS 316 — “The Condors” desde dezembro de 2021. A nova unidade foi oficialmente comissionada em 29 de março de 2022. O INAS 315 deverá ser equipado com os P-8I ainda este ano.
Um Il-38SD, o IN305, foi preservado no Museu da Aviação Naval de Goa/Dabolim em março de 2020. Além dos IN302 e IN304 perdidos em acidente, não se sabe qual será o destino dos IN301, IN303, IN306 e IN307.
@CAS