Schiebel S-100 UAV é selecionado pela Royal Australian Navy. A Real Marinha Australiana (RAN) confirmou no dia 3 de maio que selecionou o UAS de asa rotativa Camcopter S-100 da Schiebel para o seu projeto Maritime Unmanned Aircraft System (MUAS).
O Departamento de Defesa australiano (DoD) selecionou o S-100 Camcopter da Schiebel, proposto pela Raytheon Australia e seu parceiro Schiebel Pacific. O S-100 foi escolhido sem uma licitação aberta, entre cinco candidatos pré-selecionados, para ser o único vetor deste tipo na frota, que deverá atingir a capacidade operacional inicial (IOC) em até 18 meses.
O S-100 vai passar agora por um processo formal de aquisição e recebimento do primeiro de três blocos do programa MUAS, com um custo total estimado em AUD 1,3 bilhão (USD 960 milhões) sob a rege do Projeto Sea 129 Fase 5 da RAN. O número de S-100 em consideração para o primeiro bloco não foi divulgado, embora uma reportagem da mídia local não confirmada tenha referido uma aquisição inicial de 40 unidades. O S-100 já é operado pela RN desde 2018 no 822XSq na HMAS Albatross.