Sauditas interessados no caça sul-coreano KF-21A Boramae. Depois de manifestar interesse no caça turco TAI KAAN, como havíamos antecipado aqui, o Governo da Arábia Saudita estaria interessado no caça sul-coreano KAI KF-21A Boramae.
A busca contínua da Arábia Saudita por um caça de quinta geração e agora Riad pode estar negociando um lote de KF-21A. O Reino tem explorado várias opções de jatos de caça para modernizar sua frota, além dos atuais Eurofighter Typhoons e F-15SA Eagle. Além do KF-21, o KAAN e o J-20 figuram na lista.
O surgimento da Coreia do Sul como um fornecedor potencial se alinha como algo mais palpável, em especial com a Arábia Saudita visando diversificar suas estratégias de aquisição de defesa. Notavelmente, a China ganhou recentemente as manchetes ao oferecer seu caça stealth J-20 ao Reino Saudita, sinalizando uma mudança no mercado global de jatos de caça, onde fabricantes não ocidentais estão ganhando destaque.
O interesse potencial no KF-21 vem desde outubro do ano passado, quando a Arábia Saudita também estava avaliando o TAI KAAN da Turquia. Algumas fontes turcas até alegaram que Riad estava querendo 100 unidades. Embora tais relatos permaneçam especulativos, eles destacam a aparente disposição da Arábia Saudita em considerar programas de caça emergentes fora dos fornecedores ocidentais tradicionais, como os Estados Unidos e a Europa.
O KF-21 da Coreia do Sul, ainda em fase de testes e desenvolvimento, está posicionado como um caça de 4,5 geração com ambições de eventualmente incorporar capacidades stealth. Embora ainda não seja uma plataformas de quinta geração como o F-35 ou J-20, sua aviônica avançada, radar AESA e configuração de armas modulares o tornam uma proposta atraente para nações que buscam uma alternativa capaz, mas econômica, aos caças ocidentais estabelecidos.
Se a alegação sobre uma apresentação da KAI a Royal Saudi Air Force feita no fim do anos passado for verdadeira, isto mostra que a Coreia do Sul está buscando ativamente expandir suas exportações de caças para além da Indonésia, que já é uma parceira de desenvolvimento no programa KF-21A.
A possibilidade de a Arábia Saudita adquirir o KF-21 levanta uma questão importante sobre potencial transferência de tecnologia e parcerias industriais entre Riad e Seul. A Coreia do Sul tem experiência significativa com transferências de tecnologia, porém nem todoas consideradas críticas. Por exemplo, a Indonésia, parceira oficial no desenvolvimento do KF-21, enfrentou dificuldades para garantir acordos de acesso às principais tecnologias usadas na aeronave.
Se a Arábia Saudita estiver genuinamente interessada no KF-21, é provável exigir algum grau de transferência de tecnologia ou mesmo produção local. Isso se alinharia com as ambições de Riad sob sua iniciativa “Vision 2030”, que visa desenvolver uma indústria de defesa doméstica e reduzir a dependência de importações estrangeiras de armas.
A Coreia do Sul já tem um histórico de cooperação industrial com a Arábia Saudita, incluindo em veículos blindados e sistemas de defesa aérea, mas permanece a questão se a Coreia estaria disposta a oferecer capacidades de produção do KF-21 em solo saudita.
Outro fator crítico é que o KF-21 depende de tecnologia ocidental, particularmente seus motores General Electric F414. Isso significa que qualquer acordo de transferência de tecnologia exigiria aprovação dos Estados Unidos, potencialmente impondo restrições ao acesso da Arábia Saudita a alguns dos sistemas mais avançados da aeronave.
O cenário mais realista seria a montagem local parcial ou o fornecimento de componentes específicos para dar suporte aos esforços mais amplos da Arábia Saudita para desenvolver sua indústria aeroespacial doméstica, limitando, ao mesmo tempo, o acesso às tecnologias mais sensíveis da aeronave.
A Força Aérea da República da Coreia (ROKAF) deverá começar a receber unidades de produção em 2026, com Capacidade Operacional Inicial [IOC] planejada para por volta de 2027.
Outra consideração importante é que o KF-21 foi projetado para ser uma alternativa mais acessível ao F-35, mas um preço oficial de exportação ainda não foi divulgado. Para efeito de comparação, a Turquia está promovendo seu caça KAAN como uma alternativa de menor custo aos modelos ocidentais, enquanto a China oferecerá provavelmente o J-20 a um preço competitivo.
É possível que a Arábia Saudita esteja usando seu interesse relatado no KF-21 como alavanca em negociações com outros fornecedores, incluindo os EUA, para garantir melhores termos para aquisição do F-35 ou de Eurofighters adicionais.
@CAS