A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro assinou o pedido de compra de um helicóptero Airbus H130 para reforçar a frota da Superintendência de Operações Aéreas do Estado. Com avançados recursos, a nova aeronave será utilizada especialmente em operações aeromédicas de emergência.
O novo H130 será montado pela empresa brasileira Helibras, subsidiária da Airbus Helicopters, e sediada em Itajubá, interior de Mina Gerais (MG). ‘’O H130 é um helicóptero excelente para missões aeromédicas e de resgate, devido ao amplo espaço da cabine, sistema de controle ativo de vibração, baixo nível de ruído, entre outros equipamentos que garantem a segurança da tripulação e o conforto dos pacientes’’, disse Alberto Duek, presidente da Helibras.
Atualmente a Superintendência de Operações Aéreas do Estado do Rio de Janeiro (SOAer), conta com apenas um helicóptero biturbina AS355NP Esquilo (PP-SES). A chegada do H130 fortalecerá muito sua capacidade de atendimento, pois estará configurado para atuar em situações de emergência, transporte de órgãos, além de contar com equipamentos para remoção inter-hospitalar neonatal. O modelo será equipado com desfibrilador, ventilador pulmonar, bombas de infusão, sistema de oxigênio, maca, entre outros.
De acordo com a Airbus Helicopters, atualmente existem mais de uma centena de H130 realizando missões HEMS (Helicopter Emergency Medical Service) em todo o mundo. Devido a sua ampla cabine e avançada configuração médica dedicada, o H130 é considerado uma excelente opção para esse tipo de missão.
@FFO