Saúde de Santa Catarina recebe dois Cessna Grand Caravan. A Secretaria da Saúde do Estado de Santa Catarina recentemente incorporou dois turboélices Cessna 208B Grand Caravan para missões de transporte aeromédicos. Com objetivo de atender todo território do Estado em poucos minutos, o governo manterá uma aeronave baseada em Florianópolis e a outra em Joaçaba, na região oeste.
As aeronaves, matrículas PR-IAL e PR-CMD, foram recebidas oficialmente em 10 de abril ostentando uma pintura externa padronizada e seu interior completamente equipado para cumprir transporte aeromédico de de urgência e emergência.
“São aeronaves equipadas com uma UTI móvel e a equipe médica do SAMU, além disso, é possível transportar o familiar, humanizando, ainda mais o atendimento ao paciente”, destacou a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.
As duas primeiras missões ocorreram no dia 15/04, com uma aeronave, o “Arcanjo 04” transportando um bebê de oito meses com graves queimaduras pelo corpo de Xanxerê para Florianópolis e a outra, o “Arcanjo 06”, levando uma criança de seis anos com quadro infeccioso grave de de Xanxerê para Joinville.
De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), os Caravans PR-IAL (c/n 2029) e PR-CMD (c/n 1081), pertencem à uma empresa de táxi aéreo e foram arrendados pelo governo estadual. Ambos são gerenciados pelo Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBM/SC), por isso o indicativo de chamada “Arcanjo”.
Aqui uma curiosidade. Em março de 2022, a aeronave PR-CMD foi arrendada pelo governo catarinense para a Polícia Penal do Estado. Conforme noticiamos na época, o Caravan era usado no transporte de policiais e de detentos.
@FFO