Satélite MetOp SG-B da Airbus começa a tomar forma. Chegou ao centro de integração de satélites da Airbus em Friedrichshafen (Alemanha) em 25 de maio de 2021 a estrutura do primeiro satélite meteorologico da série “B” MetOp Second Generation (MetOp-SG). Com seis metros de altura, mais de três metros de largura e pesando pouco mais de uma tonelada, a estrutura forma a espinha dorsal da segunda geração de satélites meteorológicos da órbita polar. A previsão é que em novembro de 2022, o satélite deva estar pronto para ser entregue para sua campanha de testes ambientais, durante a qual será verificado em condições semelhantes às do espaço. O programa MetOp-SG está sendo implementado pela Agência Espacial Europeia (ESA) em colaboração com a EUMETSAT.
A frota de satélites MetOp-SG consiste em seis unidades que garantirão a continua observação meteorológica de uma órbita polar no período de 2024-2045. Diversos dados abrangentes e modelos meteorológicos europeus inovadores serão inseridos no sistema de previsão, levando as observações a um novo padrão. A previsão numérica do tempo em nível regional e global se beneficiará com o programa do satélite MetOp-SG, que fornecerá sondagens aprimoradas de infravermelho, micro-ondas e rádio-ocultação de temperatura e umidade; vetores de movimento atmosférico polar extraídos de imagens ópticas; precipitação e medições de nuvem a partir de imageadores nos espectros óptico, sub-milimétrico e de microondas; e medições de alta resolução do vetor de vento na superfície do oceano e da umidade do solo extraídas de observações do dispersômetro.
MetOp-SG compreende duas séries de satélites, com três unidades em cada série. A série Satellite A carrega instrumentos ópticos e sirenes atmosféricas, enquanto a série Satellite B acomoda instrumentos de análise de microondas. Ambos os tipos são baseados nas plataformas de satélite de alta potência Astrobus da Airbus Defense e da Space. Enquanto a série Satellite A está sendo desenvolvida e construída sob a liderança industrial da Airbus em Toulouse (França), o projeto e a fabricação da série Satellite B são liderados pela unidade de Friedrichshafen na Alemanha. A Airbus lidera um consórcio industrial composto por mais de 110 empresas em 16 países europeus, além do Canadá, para fornecer mais de 160 equipamentos e serviços diferentes para as duas plataformas satelitais série A e B.
Cada satélite, com uma massa de lançamento de aproximadamente 4 toneladas, será lançado separadamente. Os satélites serão colocados na órbita polar síncrona do Sol MetOp, a uma altitude média de 831 quilômetros. A vida útil nominal de cada satélite é de 7,5 anos. Após 7 anos, será lançado o satélite subsequente da mesma série, garantindo total cobertura operacional ao longo de um período de 21 anos com um par de satélites do tipo A e B sempre em órbita. O primeiro lançamento de um satélite MetOp-SG está agendado para o início de 2024.
@CAS