• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Satélite com sensor da BAE Systems irá monitorar emissões dos gases de efeito estufa

19 de março de 2024
Satélite com sensor da BAE Systems irá monitorar emissões dos gases de efeito estufa (Fotos: BAE Systems).
Satélite com sensor da BAE Systems irá monitorar emissões dos gases de efeito estufa (Fotos: BAE Systems).

Satélite com sensor da BAE Systems irá monitorar emissões dos gases de efeito estufa. A BAE Systems e o Fundo de Defesa Ambiental dos Estados Unidos (EDF – Environmental Defense Fund) celebraram o bem-sucedido lançamento do satélite MethaneSAT a partir da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia. O lançamento ocorreu no início deste mês em um foguete SpaceX Falcon 9.

O satélite irá fornecer dados científicos confiáveis sobre as fontes e a escala das emissões de metano em todo o mundo, com o objetivo final de promover medidas para redução deste gás na atmosfera. Devido as característica da sua órbita, o MethaneSAT passará os mesmos locais diariamente, na maioria dos casos.

O instrumento principal do MethaneSAT é um espectrômetro desenvolvido pela BAE Systems, responsável por identificar e quantificar as emissões de metano ao medir a parte estreita do raio infravermelho onde o gás absorve a luz refletida pela Terra. O satélite irá monitorar as emissões de petróleo e seus derivados, que representa cerca de 40% de todas as emissões de metano causadas pelo homem.

A BAE Systems trabalhou com cientistas do FDA e da MethaneSAT LLC, para projetar e construir o sensor do satélite. A empresa também liderou a integração e testes ambientais e fornecerá serviços de comissionamento desde o lançamento até a entrada em serviço, posicionando o satélite na órbita correta e testando os seus sistemas embarcados.

Após a conclusão do comissionamento, o FDA lançará uma plataforma baseada em nuvem em parceria com o Google para distribuir os dados do MethaneSAT de forma pública e gratuita, garantindo que os dados sejam facilmente acessíveis a todos. Esta é uma nova capacidade aeroespacial desenvolvida pela BAE Systems, que já acumula forte atuação no setor.

Fonte: BAE Systems

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login