Satélite Biomass mais perto do lançamento. Biomassa, o satélite de medição florestal da Agência Espacial Europeia (ESA — European Space Agency’s) deixou a planta da Airbus Defence and Space em Stevenage — Reino Unido, em 31 de outubro, e está a caminho de Toulouse — França para testes finais antes do lançamento. Ele é parte fundamental do projeto Earth Explorer da ESA.
O programa de ensaios da espaçonave incluirá testes de vácuo térmico, vibração mecânica, testes de compatibilidade acústica e eletromagnética para replicar as condições durante o lançamento e o ambiente hostil em órbita. Diante dos desafios de produção e fabricação causados pela pandemia, a equipe de Stevenage concluiu com sucesso a integração mecânica e elétrica e os testes do sistema de propulsão da espaçonave, chicotes e todos os equipamentos aviônicos. A equipe também anexou e concluiu os testes de implantação do grande refletor e integrou os instrumentos do radar no satélite, finalizando a conclusão mecânica da espaçonave.
“O Biomass conseguirá medir as florestas do mundo em escala global. Ele dará aos cientistas informações vitais sobre quanto carbono está retido e também sendo absorvido pelos ‘pulmões’ do planeta, permitindo que melhores decisões sejam tomadas no combate às mudanças climáticas. Este último marco se baseia no sucesso das missões anteriores dos Satélites ESA Sentinel-5P e Aeolus, confirmando a Airbus como líder na fabricação de satélites de observação da Terra e monitoramento ambiental.” — Richard Franklin, diretor administrativo da Airbus Defence and Space UK.
“É emocionante ver o Biomass, construído com o apoio da Agência Espacial do Reino Unido, partindo para se preparar para sua missão. É o primeiro satélite capaz de estudar as florestas do mundo em três dimensões, fornecendo dados valiosos sobre como elas armazenam carbono. Com essas informações, organizações e autoridades em todo o mundo poderão medir as principais mudanças em nossas florestas, prever qual será o impacto e tomar medidas antecipadas para se preparar ou até mesmo corrigir isso. Este é um programa inovador possibilitado pela experiência do Reino Unido em ciência da observação da Terra e estamos orgulhosos de fazer parte dele.” — Paul Bate, CEO da Agência Espacial do Reino Unido.
A principal missão do programa Earth Explorer da ESA, ao qual está inserido o Biomass é medir a biomassa florestal para avaliar os estoques e fluxos de carbono terrestre a uma altitude de 600 km acima da Terra. A espaçonave levará o primeiro radar de abertura sintética de banda P para o espaço, fornecendo mapas excepcionalmente precisos da biomassa das florestas tropicais, temperadas e boreais que não podem ser obtidos por técnicas de medição terrestre. Ao todo 20 engenheiros da equipe do Reino Unido vão liderar a campanha de testes em Toulouse, com o apoio de colegas de Toulose e Friedrichshafen.
@CAS