

SALITRE 2022: imagens da primeira semana do Exercício. A primeira semana do Exercício Aéreo Multinacional Salitre 2022 foi encerrada. O importante treinamento reúne, entre 10 e 21 de outubro, na Base Aérea de Cerro Moreno, em Antofagasta, e de Los Cóndores, em Iquique, aeronaves de combate e apoio de três nações diferentes.
Realizado sob os padrões da OTAN, destacaram-se nessa primeira semana os briefings e surtidas aéreas de ambientação visando a participação ativa no conflito fictício que se desenrola nos próximos dias. Uma força de coalizão composta por militares da Argentina, Brasil e Chile, sediados em Antofagasta, enfrenta uma força hostil formada por aeronaves de combate F-16 Block 50, F-5 Tigre III e A-29 Super Tucano operando a partir de Iquique.
No sábado (16/10 )foi realizado um evento para a comunidade civil de Antofagasta e região, que puderam conhecer as aeronaves em exposição estática na Base Aérea de Cerro Moreno. Os populares puderam conversar com os militares de todas Força Aéreas envolvidas no Salitre 2022. Ainda na tarde do sábado militares argentinos, brasileiros e chilenos visitaram crianças internadas na unidade pediátrica do Hospital Regional de Antofagasta, levando um pouco de alegria e distração para os pequenos doentes.
O Salitre 2022 reúne aeronaves de combate do Chile F-16 Bloco 50 e MLU, F-5E Tigre III, A-29 Super Tucano, A-36 Toqui; da Argentina IA-63 Pampa III e A-4AR Fightinghawk e do Brasil F-5EM; bem como aeronaves de apoio ao combate dos helicópteros FACh C-130 Hercules, KC-135E Stratotanker, Boeing E-3D Sentry e MH-60M Black Hawk, Bell 412 e uma aeronave brasileira de transporte KC-390 Millennium.
Pela primeira vez o Exercício Salitre conta com a participação de um componente espacial formado pela Força Espacial dos Estados Unidos e a Diretoria Espacial da Força Aérea do Chile, que contribuirá com tecnologia avançada para fornecer informações para as operações aéreas e terrestres.
Destaca-se também que nesta ocasião estão participando as Forças Especiais do Chile e dos Estados Unidos, compostas pelos Comandos de Aviação da FACh e o Joint Terminal Attack Controller (JTAC) da Força Aérea dos Estados Unidos. Além disso, estão acompanhando o Exercício observadores do Canadá, Peru, México e Uruguai.
@FFO