SALITRE 2022: começa a guerra! Depois da escalada de tensão entre as forças do País Vermelho e Amarelo, o cenário fictício do Salitre 2022 leva a uma mobilização total de recursos humanos e aéreos.
Quando se aproxima o final da primeira semana do Exercício Aéreo Multinacional Salitre 2022, dentro da situação fictícia deste treinamento combinado em que participam aeronaves das forças aéreas da Argentina, Brasil e Chile, a tensão entre as forças terrestres dos países Vermelho e Amarelo escalaram a tal ponto que levaram ao início do conflito de guerra envolvendo recursos humanos e materiais alocados na Base Aérea de Los Cóndores em Iquique e Cerro Moreno em Antofagasta.
Aeronaves e tripulações de combate dos F-16 Block 50, F-16 MLU, A-29 Super Tucano, A-36 Toqui, F-5 Tigre III, F-5M, A-4AR Fightinghawk e IA-63 Pampa e meios de combate como os KC-390, KC-130R, E-3D Sentry, Bell 412EP e helicópteros MH-60M Black Hawk, vão iniciaram ontem (14) as suas missões de combate que se estenderão ao longo da próxima semana.
O cenário fictício de Salitre 2022 se passa em uma nação chamada “Amarela”, onde um país hostil, chamado “Vermelho”, pretende realizar ações sustentadas contra um grupo étnico e contra os cidadãos amarelos, violando o direito internacional humanitário. Nessa perspectiva, forma-se uma coalizão de Forças Aéreas que vai em socorro da população que está sendo atacada, realizando ações humanitárias e ao mesmo tempo repelindo essas forças hostis ao norte do território amarelo.
O SALITRE 2022, organizado pela Força Aérea do Chile (FACH), é realizado entre os dias 10 e 21 de outubro nas bases aéreas de Cerro Moreno, em Antofagasta, e Los Cóndores, em Iquique, ambas no norte do Chile.
Fonte: FACh/Salitre
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO