Safran: parceria com o Egito para aperfeiçoar a frota de Dassault Rafale. A Safran Aircraft Engines e a Força Aérea Egípcia solidificaram sua parceria na Egypt Defense Expo 2023 ao assinar um memorando de entendimento para os serviços EngineLife.
Feito sob medida para o Dassault Aviation Rafale com motor M88, este acordo se concentra no suporte vitalício para a frota de 24 Rafale DM/EM da Al Quwwat Al Jawwiya Il Misriya, ou Força Aérea do Egito (EAF — Egypt Air Force), introduzindo um modelo de suporte por hora com níveis de disponibilidade garantidos.
Este acordo centra-se nos serviços EngineLife da Safran, uma solução projetada especificamente para forças armadas que operam o Dassault Aviation Rafale com motor M88. Sob os termos do memorando de entendimento, a EngineLife fornecerá suporte vitalício para os motores M88 que impulsionam a atual frota de 24 aeronaves Rafale do Egito. O modelo de suporte por hora vem com níveis de disponibilidade, visando maximizar o tempo de atividade do motor e minimizar o custo de propriedade.
Em fevereiro de 2015, o Egito assinou um contrato para a aquisição de 24 Rafales, sendo 08 Rafales EM (monoplace) e 16 Rafales DM (biplaces) por US$ 6 bilhões. Um Rafale EM foi perdido em abril de 2019 em um acidente. Atualmente a Al Quwwat Al Jawwiya Il Misriya possui uma frota de 23 caças Rafale EM/DM divididos no 34th Tactical Fighter Squadron — “Wolves” e 36th Tactical Fighter Squadron — “Lion”, ambos subordinados a 203th Tactical Fighter Wing Tática (203th TFW), sediados na Base Aérea de Gebel el Basur.
Em 2019, a Dassault concluiu a entrega de 24 caças Rafale e, em maio de 2021, o Egito assinou um pedido subsequente para adquirir 30 Rafales adicionais, elevando o número total de Rafale encomendados para 54 unidades. O novo pedido está previsto custar US$ 8,7 bilhões e será entregue até 2026. O novo lote irá permitir que duas unidades passem a ser reequipadas com o Rafale.
A EngineLife oferece um conjunto de serviços adaptados a cada cliente, incluindo o destacamento de pessoal para apoio aos mecânicos no local, otimização das operações de manutenção, suporte técnico por equipes para maximizar o potencial do motor e gestão logística entre a Safran Aircraft Engines e o cliente.
Christophe Bruneau, vice-presidente de motores militares da Safran Aircraft Engines, expressou sua honra em assinar o MoU com a Força Aérea Egípcia: “Estamos honrados em assinar este MoU com a Força Aérea Egípcia como parte do lançamento de nossa nova oferta EngineLife. Após a entrada em serviço bem-sucedida do M88 na frota Rafale do Egito, estamos agora intensificando nossos acordos de suporte para garantir que nosso cliente tenha os mais altos níveis de disponibilidade de motores para suas operações de voo”.
Com a aquisição de aeronaves de combate Rafale, prevê-se que a EAF ganhe uma vantagem de capacidade na região contra os seus vizinhos, como o Sudão, com quem tem disputas territoriais e hídricas.
@CAS