SAAF: Gripen volta a voar após meses “groudeados”. Na última segunda-feita, 5 de setembro, um Saab Gripen C da South African Air Force (SAAF) — matrícula 3918 (c/n 39-2109), decolou da Base da Aérea Makhado, marcando o primeiro voo de um Gripen sul-africano em mais de dez meses. Vale lembrar que toda a frota foi “groundeada” desde novembro de 2021 devido à falta de recursos financeiros, que impediram que os contratos de manutenção e suporte fossem renovados em tempo hábil.
O voo teria sido fruto de “intensos trabalho de técnicos e pilotos do 2º Esquadrão da SAAF e da assinatura final de um contrato de suporte que estava atrasado com a Saab”, segundo fontes da SAAF, que chamou de “uma conquista notável”, dados os prazos e recursos disponíveis.
No entanto este passo é apenas um de uma empreitada de meses para que a SAAF possa retomar a capacidade de voo, e após, operacional, que foi seriamente afetada. Vale lembrar que desde abril de 2021 a disponibilidade dos Gipens era quase zero, com voos apenas para manter a defesa aérea do país e que mais da metade da frota estava estocada havia alguns anos para “economizar recursos”.
A falta de orçamento inviabilizou a renovação do contrato de suporte com a Saab em 2021, fazendo com que a situação se arrastasse por meses, gerando um verdadeiro pesadelo operacional, que vem se arrastando por todo este ano. Apesar de ter havido diversas negociações, o impasse permanecia, ao menos até agora, quando uma solução foi alcançada.
“Mesmo assim, não será para os níveis anteriores sem um aumento no financiamento. Ainda há um longo caminho a percorrer”, disse a fonte da SAAF. “A dada altura deste processo, não era certo que voltaríamos a ver um Gripen SAAF no ar novamente”.
O contrato de suporte recém-celebrado abrange apenas 13 aeronaves e por hora apenas um Gripen está em condições de voo. O contrato é suficiente para reconstruir a capacidade de combate aéreo, reter habilidades escassas e fornecer “alguma capacidade operacional”. O contrato de três anos vai além do 2 Sqn e suas tripulações aéreas e terrestres, pois também engloba os controladores aéreos avançados e outros segmento da SAAF.
A SAAF recebeu 26 Saab JAS39 Gripen, sendo 17 JAS39C matriculados de 3910 a 3926 e 09 JAS39D matriculados de 3901 a 3909, operacionais no 2 Sq baseado na Makhado AFB (FALM). Nos últimos anos, apenas 10 Gripens foram vistos operacionais, o que indica que os demais estejam de fato estocados. Um dos Gripen foi danificado no solo em abril de 2021 em Makhado, além do reparo econômico e 12 devem permanecer desativados, deixando 13 aeronaves operacionais.
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