SAAF fecha contrato de manutenção dos motores do Gripen com a GKN. O Governo da África do Sul assinou recentemente um contrato com a GKN Aerospace, para a manutenção dos motores Volvo Aero (agora GKN Aerospace) RM12 dos seus caças Gripen C/D.
Este contrato garante que tanto os motores quanto as fuselagens sejam agora totalmente suportados, fortalecendo a prontidão operacional da frota Gripen da Força Aérea da África do Sul (South African Air Force — SAAF).
O contrato, no valor de R327 milhões, cobre o período de agosto de 2023 até o final de julho de 2026 e garante que a SAAF tenha suporte total. O cronograma que levou a este contrato incluiu várias etapas cruciais. A Saab já havia garantido um contrato de suporte das fuselagens do Gripen, em vigor de setembro de 2022 a agosto de 2025. Este contrato, avaliado em R650 milhões, cobre a manutenção de 13 Gripens. A SAAF recebeu 26 Saab JAS39 Gripen, sendo 17 JAS39C matriculados de 3910 a 3926 e 09 JAS39D matriculados de 3901 a 3909, operacionais no 2 Sq baseado na Makhado AFB (FALM). Entraram em serviço a partir de 2008, sendo o primeiro cliente de exportação do tipo.
Vale lembrar que toda a frota foi “groundeada” desde novembro de 2021 devido à falta de recursos financeiros, que impediram que os contratos de manutenção e suporte fossem renovados em tempo hábil. Na prática, desde fevereiro de 2021 apenas 25% da frota estava em condições de voo. A partir de setembro a situação ficou ainda mais crítica, aponto de apenas uma aeronave estar em condições de voo. Os voos só foram retomados em setembro de 2022.
Com a adição do contrato da GKN para os motores Gripen, a SAAF poderá agora retomar as operações de sua frota de caça. Como contrato da Saab cobre 13 aeronaves Gripen, é natural que o contrato da GKN foque nestas células. As demais 12 aeronaves restantes permanecerão estocadas. Um dos Gripen foi danificado no solo em abril de 2021 em Makhado, e descartado devido a seu reparo ser economicamente inviável.
@CAS