Saab testa sistemas do Gripen F (biplace) em condições extremas. A Saab segue trabalhando no desenvolvimento da versão de dois assentos (biplace) do caça Gripen. O sistema de oxigênio e de traje anti-G do Gripen F, são testados até seus limites no “Life Support rig”, instalado em uma câmara de alta altitude localizada na unidade da Saab em Linköping, na Suécia.
O objetivo desses testes no “Life Support rig” é identificar eventuais problemas e certificar o pelono funcionamento dos sistemas, antes de prosseguir para a fase de avaliação em voo. Para isso são utilizados manequins conectados a sistemas geradores de oxigênio e trajes anti-G idênticos aos das aeronaves reais.
O “Life Support rig” simula muito fielmente os sistemas embarcados em um caça Gripen F, sem que seja necessário utilizar uma aeronave real para isso. “Estou impressionado com o talento dos nossos engenheiros e a excelente colaboração com nossos parceiros brasileiros. O Gripen F é muito importante para o programa e para nosso cliente”, disse Johan Segertoft, Head do Gripen Design.
Inaugurado em 2018, o “Life Support rig” foi muito utilizado no desenvolvimento dos sistemas do Gripen E (monoplace), e como essa versão está praticamente desenvolvida, o “rig” foi modificado para permitir os testes dos Gripen F (biplace).
Esta é a primeira vez que o “Life Support rig” é instalado na câmara de altitude da Saab, criando uma configuração única que permite aos engenheiros testar o sistema em altitudes elevadas e pressão extremamente baixa.
“Em alguns casos, testamos situações que estão além de um cenário real. Fazemos tudo para levar o sistema ao limite. Forçamos o envelope de voo que, de outra forma, nunca encontraríamos na realidade, como por exemplo, uma perda total da pressão da cabine a uma altitude muito elevada”, disse Mattias Larsson, Engenheiro Responsável pelo “rig”.
Com a participação da Embraer, Akaer e Saab, o desenvolvimento do Gripen F está dentro do cronograma planejado. A entrega da primeira unidade biplace para a Força Aérea Brasileira está prevista para 2025.
Fonte: Saab
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