Saab recebeu primeiro Global 6500 para conversão AEW&C para SwAF. A Bombardier Defense entregou para a Saab o primeiro jato executivo de longo alcance Global 6500 para conversão em plataforma GlobalEye destinado à Força Aérea Sueca (SwAF). A aeronave chegou em Linköping, na Suécia, no último dia 25 de janeiro.
Ostentando a matrícula civil canadense C-GZVH (número de construção 6111), o Global 6500 passará por extensas modificações para receber o radar Saab Erieye e seus sistemas embarcados. Na SwAF o GlobalEye atuará como uma plataforma de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C), recebendo a designação militar “Spaning 106” ou “S106”.
Este primeiro G6500 faz parte de um contrato assinado em 30 de junho de 2022 entre a Agência Sueca de Administração de Equipamentos de Defesa (FMV) e a Saab, envolvendo a compra de duas aeronaves para conversão em GlobalEye AEW&C, com a opção para mais duas adicionais.
O radar Erieye Extended Range fornece ao GlobalEye uma grande capacidade de vigilância aérea e de superfície, cujas informações são enviadas em tempo real para unidades de comando em terra ou para outras aeronaves. Com isso, a plataforma AEW&C da Saab fornece uma total consciência situacional do ambiente de combate, além da detecção antecipada de ameaças.
O sistema Saab Erieye equipa uma variedade de plataformas AEW&C pelo mundo, como os turboélices Saab 340, os jatos Embraer R-99 e, mais recentemente, os jatos executivos Bombardier Global 6000. A previsão é que a primeiro Saab GlobalEye 6500 seja entregue à SwAF em 2027.
@FFO