• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Saab recebe pedido de mísseis anticarro AT4 para a NSPA

15 de fevereiro de 2024
Saab recebe pedido de AT4 para a NSPA da OTAN. Foto: Saab.
Saab recebe pedido de mísseis anticarro AT4 para a NSPA. Foto: Saab.

Saab recebe pedido de mísseis anticarro AT4 para a NSPA. A Saab recebeu um pedido da Agência de Apoio e Aquisições (NSPA — NATO Support and Procurement Agency) ou Agência de apoio e aquisições da OTAN para a aquisição da arma anticarro AT4. O valor do pedido é de aproximadamente € 63 milhões (cerca de 700 milhões de coroas suecas) e as entregas ocorrerão entre 2026 e 2027. O pedido foi registrado no quarto trimestre de 2023.

“Nosso AT4 se destaca no mercado como uma arma de apoio altamente procurada e eficaz. Estamos honrados que a NSPA tenha confiado em nossos produtos mais uma vez, e eles podem se sentir confiantes de que têm uma arma para único disparo líder, robusta e confiável”, disse Görgen Johansson, chefe da área de negócios Dynamics da Saab.

A série AT4 compreende uma seleção de armas facilmente manobráveis, leves e descartáveis, projetadas para serem operadas por um único soldado. Capaz de combater blindados leves e pesados e ameaças em estruturas e fortificações, o AT4 também serve para proteger instalações fixas, pontos de abastecimento e outros ativos críticos.

O Carl-Gustaf M4 é a versão mais recente do sistema de armas de ombro portátil multifuncional, que proporciona aos seus usuários uma vasta gama de opções de engajamento para as tropas permanecerem ágeis e eficazes em qualquer situação. O M4 é também compatível com sistemas de mira inteligentes e futuros desenvolvimentos tecnológicos, tais como munições programáveis.

Saab recebe pedido de mísseis anticarro AT4 para a NSPA. Foto: Saab.
Saab recebe pedido de mísseis anticarro AT4 para a NSPA. Foto: Saab.

Já o AT4 é do tipo de uso pessoal com mais de um milhão de exemplares produzidos e operacional em mais de 15 países — incluindo o Brasil. A arma não oferece recuo no momento do disparo e o seu calibre é de 84 mm. Com aproximadamente 1 m de comprimento, foi projetada para ser descartada após o uso. Seu peso varia de 7 kg a 9 kg e o alcance de 20 m a 1.000 m dependendo da versão utilizada — contra veículos convencionais e blindados; abrigos de concreto fortificados; tropas no terreno, entre outras situações.

Carl-Gustaf difere do AT4 por ser uma arma reutilizável com munições para diferentes finalidades e alvos. São ao todo 10 tipos: contra veículos blindados, antipessoal, contra prédios ou abrigos fortificados e de suporte operacional (iluminativa e fumígena). 

Fonte Saab.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login