Saab recebe pedido da Suécia para estudos de conceito de futuros caças. A Saab recebeu um pedido da Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) referente a estudos conceituais para futuros sistemas de caça. O período do contrato é 2024-2025 e inclui pesquisas, desenvolvimento de tecnologia e demonstrações de soluções tripuladas e não tripuladas sob a perspectiva conhecida como “systems of systems” (sistemas de sistemas).
Neste projeto, a Saab irá trabalhar estreitamente ao lado da FMV, das Forças Armadas da Suécia, da Agência Sueca de Pesquisa em Defesa, da GKN Aerospace, bem como outros parceiros do setor.
“A Saab está em uma posição forte e, tendo desenvolvido recentemente o Gripen E e o GlobalEye, temos a tecnologia avançada e o know-how de engenharia para levar adiante o futuro conceito de caça. Isso significa que continuaremos a fornecer soluções inovadoras para atender às futuras necessidades operacionais das Forças Armadas da Suécia e de outros clientes”, afirma Lars Tossman, Chefe da Área de Negócios Aeronáuticos da Saab.
A Saab vai desenvolver ainda mais colaborações com as partes interessadas que trabalham com tecnologias emergentes e disruptivas, que desempenharão um papel importante nos futuros sistemas de aeronaves de combate. A empresa também vai explorar plataformas de inovação, incluindo a “Iniciativa de Inovação em Defesa do Governo Sueco” e o “Acelerador de Inovação em Defesa da OTAN” para o Atlântico Norte.
Estes estudos conceituais ocorrerão paralelamente à modernização dos caças Saab Gripen C/D e à introdução do Saab Gripen E na Suécia e no Brasil.
Fonte: Saab
@FFO