Com apoio do Governo da Suécia, a SAAB encaminhou proposta oficial para o Future Fighter Capability Project (FFCP) do Canadá. A proposta envolve o fornecimento de 88 aeronaves Gripen E, além do suporte, treinamento e programa de transferência de tecnologia.
O ofício encaminhado pela indústria sueca é a resposta à Solicitação de Proposta (RFP), publicada em 23 de julho de 2019, pelo Public Services and Procurement Canada (PSPC). A SAAB ofereceu ao Canadá um programa industrial pensado na geração sustentável de oportunidades e empregos em setores de tecnologia de ponta, para todas as regiões do país.
Um importante ponto na proposta da SAAB ao Governo Canadense, é a formação do pool industrial Gripen Canada, que envolverá as empresas IMP Aerospace & Defence, CAE, Peraton Canada e GE Aviation.
O VP Sênior e Chefe de Negócios da SAAB Aeronautics, Sr. Jonas Hjelm, afirmou que:
“O SAAB Gripen E foi projetado para operar em quase todos os ambientes e combater as ameaças mais hostis atualmente conhecidas. O Gripen E atende a todas as exigências do Governo Canadense, oferecendo desempenho excepcional com a mais avançada tecnologia embarcada. Para manter a superioridade contra qualquer adversário, o Gripen E conta com um exclusivo sistema de aviônicos, que pode ser rapidamente adaptado às necessidade do teatro de combate. Com a SAAB e o Gripen E, a Royal Canadian Air Force (RCAF) terá total controle dos sistemas, garantidos pelo fornecimento de todo o know-how necessário. A produção no próprio país, garantirá o suporte e as atualizações necessárias para que o Canadá mantenha a sua soberania por longo tempo”, ressaltou Hjelm.
A Suécia e o Brasil encomendaram o Gripen E/F, com a primeira aeronave sendo entregue para os programas de desenvolvimento de ambos os países. O Brasil será o sexto país a operar caças da família Gripen, juntamente com a Suécia, República Tcheca, Hungria, África do Sul e Tailândia. Além destes operadores, a Empire Test Pilots School (ETPS), do Reino Unido, usa o Gripen para a formação dos pilotos de testes.