A Saab anunciou nesta quarta-feira – 09 de setembro de 2020, que apresentou uma proposta oficial para o Governo da Croácia oferecendo 12 novos caças JAS 39 Gripen C/D.
Representantes da Administração Sueca de Material de Defesa (FMV – Försvarets Materielverk) e da Embaixada da Suécia na Croácia, submeteram às autoridades daquele país a proposta oficial para a venda de um lote de Gripen C/D. Paralelamente, a Saab oferece um pacote que impulsionará a indústria de defesa e segurança da Croácia, através do estabelecimento de parcerias de longo prazo com setores estratégicos do país.
“A Suécia e a Saab estão oferecendo para a Croácia uma solução abrangente de longo prazo, para a segurança interna e proteção das suas fronteiras. Caso o Governo Croata escolha o Gripen, estaremos prontos para transferir know-how e tecnologia, além de estabelecer um Centro Regional de Serviços Aeronáuticos e de Suporte no país. Isto desenvolverá a indústria de defesa e o setor tecnológico e acadêmico, gerando cerca de 500 empregos na área de alta tecnologia”, disse Jonas Hjelm, VP Sênior e Chefe da Área de Negócios da Saab.
O Gripen C/D é um moderno caça multifuncional, equipado com a mais recente tecnologia embarcada, capacitado para executar uma ampla gama de missões ar-ar, ar-solo e de reconhecimento. A aeronave está em serviço operacional com as forças aéreas da Suécia, África do Sul, Tailândia, além da República Tcheca e Hungria, onde participam regularmente de exercícios da OTAN, comprovando a total interoperabilidade com os padrões da Aliança.
O Gripen C/D está à frente de seus oponentes, por conta da contínua evolução e atualização dos seus sistemas de armas, sendo um caça que permanecerá operacional por décadas.
@FFO