Saab oferece GlobalEye como sucessor do AWACS da OTAN. A Saab está lançando uma versão da sua aeronave de vigilância GlobalEye como potencial sucessora da envelhecida frota de Boeing E-3A AWACS da OTAN.
Atendendo a um Pedido de Informação (RFI) da Agência de Apoio e Compras da OTAN (NSPA), a fabricante sueca Saab ofereceu uma nova versão da sua aeronave GlobalEye, com potencial para formar a nova geração de plataformas de vigilância e controle da Aliança.
“A Saab é uma parte comprovada e confiável da base industrial de defesa da OTAN e estamos presentes em mais de dois terços dos países membros. Nossas soluções, incluindo GlobalEye, são desde o início desenvolvidas para serem compatíveis com os requisitos da OTAN. Estou confiante de que podemos contribuir com capacidades importantes que fortalecerão a OTAN e beneficiarão os países membros”, disse Carl-Johan Bergholm, Chefe da Area de Negócios de Vigilância da Saab.
A OTAN definirá sua nova aeronave através do projeto Alliance Future Surveillance and Control (AFSC), que tem o objetivo a substituição de 14 envelhecidos Boeing E-3A Sentry, sediados na Base Aérea de Geilenkirchen, na Alemanha.
Baseado na plataforma do jato executivo Bombardier Global 6000, o Saab GlobalEye de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C) é equipado com um radar Erieye Extended Range, cujo alcance é superior a 550 quilômetros, além de um conjunto avançado de sensores e sistemas de comando e controle integrado à aeronave.
O GlobalEye fornece uma forte capacidade de monitoramento e alerta antecipado por ar, mar e terra, e pode fornecer informações em tempo real para unidades da Força Aérea, Exército e Marinha. Isso permite a conscientização situacional das áreas vizinhas e a detecção precoce de ameaças.
Além da capacidade militar, o GlobalEye também pode ser usado para tarefas de apoio à sociedade civil, como um posto de coordenação para missões de resgate durante desastres naturais ou acidentes graves no mar ou em terra.
@FFO