A oferta da Saab para a Finlândia para a aquisição do caça HX, inclui além o caça Gripen E/F e de uma aeronave de Alerta e Controle Aéreo Antecipado e Controle – AEW&C GlobalEye, dois sistemas avançados de Guerra Eletrônica (EW). São eles o Pod de Interferência para Ataque Eletrônico ou EAJP (Electronic Attack Jammer Pod), desenvolvido recentemente, e um sistema de Míssil Despistador (decoy) Ar-Ar Leve designado LADM (Lightweight Air-launched Decoy Missile).
Tanto o EAJP como o LADM fazem parte das capacidades de Guerra Eletrônica do Gripen E/F que iniciaram os ensaios em voo na Saab em 2019, e garantirão que os pilotos estejam protegidos de radares e mísseis inimigos.
Eles foram oferecidos a Força Aérea da Finlândia na concorrência HX avaliado em US$ 12 bilhões, que visa a aquisição de 64 aeronaves para substituir os F/A-18C/D Hornet. Concorrem no HX além do Saab Gripen E, o Boeing F/A-18E/F Super Hornet, o Dassault Rafale, o Eurofighter Typhoon, e o Lockheed Martin F-35A.
Claro que ambos fazem parte da suite extensiva doe EW do Gripen E/F e, naturalmente, podem ser ofertados a outros operadores, como o Brasil, e a futuros clientes do versátil caça sueco.
O novo míssil despistador será um jammer capacitado a realizar as missões mais exigentes. Ele atuará como um multiplicador de força, pois reduz o número de mísseis e aeronaves necessários para completar uma missão. O novo míssil pode obstruir ou criar alvos falsos para radares de aquisição, rastreamento, controle de disparo e aerotransportados.
“Nossa oferta para a Finlândia, combinando o Gripen E/F e o GlobayEye, como multiplicadores de força, protegerá a nação e as fronteiras do país, proporcionando uma consciência situacional abrangente e um verdadeiro efeito de dissuasão. O míssil despistador, que apresentamos hoje, constituirá um grande acréscimo às capacidades de ataque eletrônico integradas ao Gripen E/F. A carga útil do novo míssil é, em grande parte, desenvolvida na Finlândia, e isso fortalecerá ainda mais a nossa oferta ao país”, disse Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e Head da área de negócios Aeronautics da Saab.
O desenvolvimento do novo míssil despistador significa que a Saab expandirá seu Centro de Tecnologia em Tampere, Finlândia, com mais funcionários qualificados. A Saab já estabeleceu uma parceria técnica com a Aalto University, da qual mais de dez projetos de pesquisa estão em andamento nas áreas de sensores avançados e inteligência artificial.
Já o Pod EAJP os primeiros testes de voo em 4 de novembro de 2019. As interfaces do pod com o hardware e o software da aeronave, bem como o controle e o monitoramento da cabine foram testados durante o voo.
O objetivo do novo pod EAJP da Saab é proteger a aeronave contra radares por sofisticadas funções de interferência, bloqueando assim a capacidade do oponente de atacá-los.