

Saab irá atualizar o sistema de EW dos Typhoons da Luftwaffe. A Saab recebeu em março de 2024 um pedido da Airbus Defence and Space para o conjunto de sensores Arexis Electronic Warfare (EW). O período do contrato é 2024–2026. O escritório alemão de compras de defesa anunciou em junho de 2023 que havia selecionado o conjunto de sensores Arexis da Saab para o Eurofighter EK, uma variante EW do Eurofighter Typhoon da Luftwaffe.
Serão 15 Eurofighter EK (Elektronischer Kampf ou Guerra Eletrônica), que deverá ser certificado pela OTAN até 2030 e substituirá o Tornado na função SEAD (Suppression of Enemy Air Defence).
Este pedido marca o início da primeira fase da entrega do Arexis pela Saab dentro deste programa. A Saab recebeu o pedido da Airbus, que irá equipar 15 Eurofighters da Força Aérea Alemã para missões EW com soluções que incluem o Arexis da Saab. Essas aeronaves substituirão o Tornado ECR da Força Aérea Alemã, que deverá ser desativado a partir de 2030.
“Nossa sólida experiência no desenvolvimento de sistemas de guerra eletrônica para plataformas aéreas e nossa cooperação de longa data com a Airbus serão cruciais para apoiar a entrega do Eurofighter EK à Força Aérea Alemã. Combinando hardware avançado e software habilitado para IA, nosso conjunto de sensores Arexis fortalecerá a defesa alemã com capacidade de guerra eletrônica preparada para o futuro nas próximas décadas”, disse Micael Johansson, CEO e Presidente da Saab.

A Saab será apoiada por seu parceiro estratégico de IA, Helsing, e o conjunto Arexis contará com a plataforma de IA da Helsing. O EW Arexis permite ao usuário detectar, localizar e identificar emissores de radar em ambientes eletromagnéticos complexos e congestionados.
É modular e pode ser adaptado a praticamente qualquer plataforma moderna. Com sua longa história de servir alguns dos caças mais avançados de todo o mundo, a última geração de Arexis foi comprovada e selecionada para o Gripen E/F.
O resultado é um caça equipado com uma capacidade de sobrevivência incomparável, uma consciência situacional superior e uma liberdade de ação que o torna mais do que preparado para tudo o que surgir no seu caminho, hoje e no futuro.
As capacidades avançadas de interferência de escolta da Arexis permitem criar uma vantagem tática perturbando, enganando e enganando ativamente seus adversários. Um verdadeiro multiplicador de força que oferece a janela de oportunidade que você e sua equipe precisam para cumprir sua missão com sucesso.
Em um ambiente em rápida mudança, o pod Arexis permite rapidamente proteção total e capacidades ofensivas para uma frota completa. Com a inteligência artificial (IA) altamente sofisticada do pod Arexis, é necessário um mínimo de atenção da ocupada tripulação.
O chamariz lançado pelo ar pode enganar uma ampla gama de ameaças. Os controles do Arexis Air-Launched Decoy (SPEAR-EW), juntamente com sua conectividade de rede, detectarão e suprimirão as ameaças, mantendo outros ativos de alto valor seguros.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS

A Saab recebeu um pedido da Airbus Defence and Space para fornecer as suítes Arexis de Guerra Eletrônica (EW) que irão equipar os novos caças Eurofighter EK (Elektronischer Kampf) da Luftwaffe.
Em "Notícias"

O Comitê Orçamentário do Parlamento Alemão (Bundestag) deu luz verde para o desenvolvimento de uma versão de Guerra Eletrônica (EW) do caça Eurofighter Typhoon para a Luftwaffe. Serão convertidos 15 unidades para Eurofighter EK (Elektronischer Kampf).
Em "Notícias"

A Elbit Systems assinou um novo contrato com a Airbus Helicopters para fornecer o sistema de autoproteção Airborne Electronic Warfare para os helicópteros de transporte Sikorsky CH-53 GS/GE da Luftwaffe ou Força Aérea Alemã.
Em "Notícias"