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Saab introduz baterias de lítio no Gripen E

17 de outubro de 2023
Saab introduz baterias de lítio no Gripen E (Foto: Saab).
Saab introduz baterias de lítio no Gripen E (Foto: Saab).

Saab introduz baterias de lítio no Gripen E. A chave para a guerra moderna é a rápida adaptabilidade, isto é, manter a superioridade tecnológica sobre adversários difíceis. O inovador sistema aviônico do Gripen E permite atualizações rápidas de software e hardware. Um exemplo recente disso é a mudança bem-sucedida para baterias de íons de lítio.

Para se adaptar às novas exigências, um combatente deve ser flexível, adaptável, evoluir continuamente e beneficiar dos avanços tecnológicos e das possibilidades que o futuro reserva.

Equipado com uma arquitetura aviônica revolucionária, o design do Gripen E permite que ele seja melhorado e atualizado em períodos muito curtos. Novos recursos podem ser adicionados rapidamente sem comprometer a disponibilidade da aeronave. Algoritmos e hardware existentes, como processadores, armamentos e peças estruturais, podem ser rapidamente substituídos ou alterados com um alto grau de controle para cada nação cliente.

Bateria de íon líton da EaglePicher
Bateria de íon líton da EaglePicher

O exemplo mais recente de mudança de hardware no Gripen E é a mudança da bateria principal e de emergência do Gripen E, de três baterias térmicas para duas baterias de íons de lítio. Uma mudança que reduz o peso da aeronave, bem como o custo de manutenção para os clientes.

“Essa mudança bem-sucedida, que fizemos em conjunto com nosso cliente, melhora ainda mais a redundância e a robustez do Gripen. “Este é o tipo de novos negócios que veremos no futuro, o que significa que junto com nossos clientes continuaremos a desenvolver nossos sistemas e produtos”, disse Johan Segertoft, chefe da unidade de negócios Gripen da Saab.

Essas novas baterias da EaglePicher de 24 volts e 36 amperes-hora, projetadas especificamente para o Gripen E apresentam capacidade para temperaturas extremamente baixas e um ciclo de vida operacional estendido para prolongar o tempo de voo e reduzir a manutenção. As baterias incluem carregamento integrado e tecnologia eletrônica de potência de desempenho avançado, bem como um sistema integrado de gerenciamento de bateria com barramento de comunicação bidirecional para melhorar a consciência situacional do piloto e da manutenção.

“Estamos introduzindo novas tecnologias modernas no Gripen que criam potencial de crescimento. A tecnologia das baterias está a desenvolver-se a um ritmo rápido e aí temos a força do mercado de automóveis eléctricos, que está a crescer enormemente, o que garantirá o desenvolvimento contínuo na área”, afirma Johan Segertoft.

Fonte: Saab

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