Saab Gripen mais perto das Filipinas? Representantes dos governos das Filipinas e da Suécia assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) no dia 03 de junho, com o objetivo de estreitar a cooperação entre ambos países no setor da defesa, especialmente para a negociação de equipamentos militares.
O porta-voz do Departamento Nacional de Defesa das Filipinas (DND), Arsenio Andolong, explicou que o MOU “abrirá oportunidades para as indústrias de defesa suecas participarem do programa de modernização das Forças Armadas das Filipinas.”
O DND trabalha na fase final do Projeto MRF (Multi-Role Fighter), que objetiva reequipar a Força Aérea das Filipinas (PhAF) com um lote de 12 novos caças de Quarta Geração. O Projeto iniciou com pelo menos quatro concorrentes, que foram eliminados ao longo do processo. Em julho do ano passado, o governo filipino anunciou que o sueco Saab JAS-39C/D Gripen e o norte-americano Lockheed Martin F-16V foram selecionados como finalistas da disputa.
Inicialmente os EUA ofereceram um lote de 12 caças F-16V Block 70 por um valor superior a US$ 2 bilhões, o que foi considerado acima do orçamento. Posteriormente a oferta foi alterada para a versão F-16V Block 50/52, que futuramente poderão ser atualizados para o padrão Block 70. O pacote básico de armamentos que acompanha a oferta dos americanos não é completo, e para melhorá-la necessita de investimento extra.
Por sua vez, os suecos ofereceram o JAS-39 Gripen C+, uma versão intermediária cuja base é a plataforma do Gripen C (novas ou de segunda-mão), incrementada com equipamentos do Gripen E e sistemas eletrônicos de Quinta Geração. Além disso, o caça da Saab virá com um pacote completo de armamentos, incluindo os modernos mísseis ar-ar de longo-alcance MBDA Meteor. Outra vantagem a favor do Gripen C+ é que ele é equipado com o motor General Electric F-404, o mesmo usado pelos jatos de ataque KAI FA-50PH operados pela PhAF.
A assinatura do MOU entre a Suécia e as Filipinas é apenas a sinalização de uma possível tendência que poderá evoluir, futuramente, para um pedido firme dos caças Saab JAS-39C+. Entretanto, o cenário ainda não está fechado e poderá sofrer alterações, caso os Estados Unidos alterem sua oferta para em busca de manter sua histórica parceria com as Filipinas.
@FFO