

Saab Gripen E realiza combate BVR com auxílio de Inteligência Artificial. Um caça de testes Saab Gripen E realizou as primeiras missões de Combate Além do Alcance Visual (BVR) utilizando Inteligência Artificial (IA). De acordo com a fabricante Saab, essa foi a primeira vez no mundo que a IA foi empregada neste tipo de missão de combate aéreo.
Os voos de testes foram realizados sob o “Projeto Beyond”, uma parceria que envolve a sueca Saab e a alemã Helsing, especializada em sistemas de IA. Um Gripen E de produção foi equipado com o agente de IA chamado “Centaur”.
Até agora foram realizados três voos de combate BVR, onde a IA manobrou o caça de forma autônoma até o ponto ideal de disparo para o piloto humano. Se necessário, o agente de IA é capaz de manobrar usando todo o envelope operacional da aeronave. A surtida mais recente, realizada em 03 de junho, envolveu um Gripen D como aeronave inimiga.

“Foram realizadas uma série de manobras em cenários BVR dinâmicos com integração de dados em tempo real, utilizando dados de sensores para rastrear a aeronave alvo”, informou a Saab. Foram realizados disparos simulados de um míssil ar-ar genérico de longo alcance.
“A equipe testou a adaptabilidade do Centaur variando distâncias iniciais, velocidades, aspectos e até mesmo desabilitando dados de C2 [comando e controle] para avaliar sua robustez”, acrescenta a empresa.
A capacidade de uso e rápida modificação do agente de IA decorre do design do Gripen E, que separa seu software crítico de segurança de outros sistemas. Isso significa que a tecnologia desenvolvida e testada em parceria com a Helsing pôde ser incorporada à aviônica da aeronave sem afetar outros equipamentos.
“Não estamos implantando o software Helsing em um computador autônomo escondido na aeronave – estamos implantando-o no coração da plataforma aviônica. Ele se comunica com nossos sistemas de controle de voo, nossos sensores, com tudo”, disse Johan Segertoft, que lidera a unidade de negócios Gripen da Saab.

“Temos desenvolvido a colaboração homem-máquina há muito tempo, permitindo que o Gripen C, e agora ainda mais o E, tome muitas decisões por conta própria. O piloto ainda é o comandante da aeronave, e continuará sendo, mas com a assistência de, por exemplo, um agente BVR, você está liberando bastante poder mental do comandante para fazer outras coisas”, disse Segertoft.
O vice-presidente de inteligência artificial de Helsing, Antoine Bordes, observa que o Centaur – em desenvolvimento desde 2023 – utiliza “aprendizado de reforço”. Ao usar mais de um agente simultaneamente, “o Centaur está aprendendo no simulador contra si mesmo”, observa ele, sendo que esse trabalho é capaz de replicar o equivalente a talvez 30 a 50 anos de voo operacional em poucas horas ou dias.
As primeiras discussões entre a Saab e a Helsing ocorreram no ano passado, com o projeto sendo lançado formalmente em 1º de janeiro de 2025 e as atividades de integração começando em meados de março e início de abril.
A atividade é totalmente financiada pela Administração de Material de Defesa da Suécia, como parte de um conceito mais amplo e programa de demonstração vinculado a futuros sistemas de caça para o país.
Mais voos em apoio ao Projeto Beyond serão realizados ao longo do ano, visando aumentar a complexidade do trabalho realizado até o momento.
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