Saab fornecerá tecnologia para o novo centro de testes de controle de tráfego aéreo digital na Bélgica. A empresa belga Skeyes, provedora de serviço de navegação aérea, apresentou recentemente o seu centro de testes de Torre de Controle de Tráfego Digital, situado em Steenokkerzeel, na Bélgica. A tecnologia é baseada no sistema da Saab de gestão digital de tráfego aéreo.
O centro de testes é um protótipo do Centro de Controle de Tráfego Aéreo Digital em desenvolvimento pela Skeyes e pela Société Wallonne des Aéroports, em Namur, na Bélgica, e que deverá estar operacional em 2026. Ele é baseado na solução de Torres Digitais da Saab (r-TWR) e será usado para controlar remotamente o tráfego aéreo nos aeroportos de Charleroi e Liège, distantes 100 km. O local servirá para treinar controladores de tráfego aéreo e familiarizar as equipes com a nova tecnologia.
“Temos orgulho de colaborar com a Skeyes na construção do futuro do controle de tráfego aéreo. O Centro de Testes de Torres Digitais é um marco significativo na área, e estamos entusiasmados em contribuir com nossa experiência para esse projeto transformador na Bélgica”, diz Per Ahl, CEO da Saab Digital Air Traffic Solutions.
A Saab irá fornecer e integrar avançadas tecnologias que proporcionarão maior confiabilidade e segurança, incluindo tecnologias de câmeras, simuladores e visualização panorâmica para os controladores de tráfego aéreo no novo centro.
Uma das inovações pioneiras a serem fornecidas pela Saab é a integração de uma plataforma A-SMGCS (Sistema Avançado de Orientação e Controle de Movimentos de Superfície) à Torre de Controle Digital. Essa integração permitirá que os controladores de tráfego aéreo acompanhem com precisão os movimentos das aeronaves, mesmo em condições climáticas adversas, garantindo operações contínuas em quaisquer cenários operacionais.
Além de sua colaboração com a Skeyes, em Namur, a Saab também está envolvida no desenvolvimento de centros de controle digital em Flandres, na Bélgica.
Fonte: Saab
@FFO