Saab entrega o segundo Saab 340 AEW à Força Aérea Polonesa. A Força Aérea Polonesa recebeu sua segunda aeronave Saab 340AEW da Suécia, completando um contrato importante, assinado em julho de 2023, que visa melhorar as funções de alerta aéreo antecipado e comando controle.
No final de junho de 2023, a Saab recebeu um contrato de compra da Polônia envolvendo duas destas aeronaves Saab 340 AEW, equipamentos, suporte e treinamento associado. As novas aeronaves — matrículas 3401 e 3402 — tem como missão reforçar a segurança e a integridade nacional realizando operações de monitoração e vigilância de fronteiras. A aeronave entregue esta semana é o 3402. A primeira, 3401, foi entregue em março passado.
Desenvolvido a partir do bimotor civil de mesmo nome, o Saab 340 AEW está equipado com um poderoso radar PS-890 AESA Erieye de varredura eletrônica AESA (Electronically Scanned Array) com amplo raio de ação vertical e horizontal. Os ajustes dinâmicos de direcionamento do seu feixe de energia permite otimizar o desempenho na busca e acompanhamento de alvos aéreos e de superfície em vários tipos de cenários.
Este sistema de radar é conhecido pela sua capacidade de rastrear múltiplos alvos, incluindo navios, aviões e mísseis, a distâncias de até 250 milhas (400 quilómetros). Operando a uma altitude de 6.100 metros (20.000 pés), o radar pode efetivamente varrer um arco de 120 graus em ambos os lados da aeronave, embora tenha uma zona de cobertura limitada diretamente atrás e na frente do avião.
Avaliado em aproximadamente €52 milhões, este acordo sublinha o compromisso da Polônia em modernizar a sua infraestrutura de defesa no meio de uma dinâmica de segurança regional em evolução.
@CAS