MMP firing operations, Djibouti. September 4th 2018. © Laurent Guichardon/MBDA.
Saab e MBDA estabelecem parceria estratégica. A Suécia e a França manifestaram o desejo de reforçar a sua cooperação em defesa no âmbito de uma nova parceria estratégica assinada em 30 de janeiro, no âmbito da visita de estado do presidente francês, Emmanuel Macron, à Suécia. A defesa antitanque e a defesa aérea foram identificadas como áreas prioritárias para cooperação. Neste contexto, foi dado um novo passo importante na relação entre os dois países.
No dia 31 de janeiro, Micahttps://www.saab.com/pt-br/markets/brasilel Johansson e Eric Béranger, CEOs da Saab e da MBDA, manifestaram a sua vontade de apoiar este processo nos domínios da defesa antitanque e aérea, duas capacidades identificadas como particularmente críticas para as forças armadas de ambos os países, especialmente no contexto de conflitos de alta intensidade. Assinaram Cartas de Intenções para reforçar a cooperação entre as suas empresas nestes dois domínios, no Fórum Empresarial organizado na presença das mais altas autoridades francesas e suecas.
Eric Béranger, CEO da MBDA, disse: “Este é um novo passo emocionante em nossa parceria de longa data com a Saab. Somos ambos líderes mundiais nos domínios antitanque e de defesa aérea e combinaremos a nossa experiência para fornecer as melhores capacidades para as forças armadas no campo de batalha. A assinatura destas Cartas de Intenções é mais uma prova de que a cooperação está no cerne dos valores da MBDA”.
“A proximidade entre a Saab e a MBDA reflete-se na nossa cooperação ao longo de muitos anos, e o aprofundamento e ampliação disso através destas Cartas de Intenções é muito bem-vindo. Fazer isto aqui em Estocolmo, durante a visita de Estado do Presidente Macron à Suécia, é um símbolo de como dois governos europeus trabalhando juntos podem facilitar a indústria no fortalecimento da nossa segurança colectiva”, disse Micael Johansson, Presidente e CEO da Saab.
A cooperação no campo antitanque resultou num foco inicial no AKERON MP. Um primeiro contrato foi concedido à Saab e à MBDA pela DGA, a entidade contratante francesa, e pela Administração Sueca de Materiais de Defesa (FMV — Försvarets Materielverk).
O Akeron MP (Akeron Moyenne Portée) é um míssil guiado antitanque francês de quinta geração, habilitado para rede. Apresentando modos de operação do tipo dispare e esqueça, o Akeron MP foi desenvolvido pela MBDA e destina-se a substituir o MILAN e o FGM-148 Javelin de fabricação americana. É projetado para infantaria leve (é portátil), bem como para integração em veículos de combate. Ele tem um alcance de tiro de até 5 km.
Isto permitirá reunir a experiência da Saab e da MBDA no domínio antitanque, a fim de apoiar a escolha das forças armadas suecas e francesas do sistema de armas AKERON MP no curto prazo. Isto também permitirá a implementação de um roteiro de capacidades conjuntas para desenvolver novas funcionalidades associadas, em particular, ao disparo para além da linha de visão, e também para preparar o míssil para enfrentar a futura geração de alvos que chegarão ao campo de batalha. Este roteiro manterá a posição da AKERON MP como arma de referência no seu campo e uma ferramenta indispensável em conflitos de alta intensidade.
A Saab e a MBDA são parceiras de longa data, entre eles a cooperação no programa de mísseis ar-ar Meteor e no míssil de cruzeiro TAURUS, bem como no consórcio europeu MARSEUS, que visa fornecer uma União Europeia soberana na capacidade de disparo de mísseis da linha de visão.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS