Saab conclui o treinamento dos pilotos de F-39. Os quatro últimos militares da Força Aérea Brasileira (FAB) fizeram o Delta Conversion Training na Força Aérea Sueca (SwAF) que incluiu aulas teóricas, instrução no simulador e práticas e voos.
A última turma que compõe o quadro dos pilotos operacionais responsáveis pela implantação do Saab F-39E Gripen no 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), da Força Aérea Brasileira (FAB), concluiu em junho o Delta Conversion Training, um rigoroso treinamento realizado no Gripen Centre, na Ala F7 em Såtenäs, região oeste da Suécia.
O curso, ministrado pelo Esquadrão Phoenix da Força Aérea Sueca, é dividido em duas etapas. O Conversion Training, com 11 semanas de duração e 50 voos por piloto, compreende a operação básica do caça, tanto em missões solo quanto em formação aérea nos períodos diurnos e noturnos. Já o Combat Readiness Training engloba 25 voos em aproximadamente nove semanas de duração, onde são exploradas as capacidades de combate ar-ar do caça com o emprego dos mísseis, do canhão e da utilização da interface-homem máquina, um dos principais destaques do Gripen.
“O Esquadrão Phoenix é vocacionado para o treinamento de pilotos de Gripen e nós somos equipados da maneira adequada para isso, incluindo com simuladores de voo. Os pilotos brasileiros são muito bem treinados e chegam aqui com grande experiência operacional, tanto aqueles oriundos das unidades de F-5M quanto de AMX. Eles aprenderam muito rapidamente sobre o funcionamento do Gripen, como configurá-lo e voá-lo”, revelou o Major Richard Carlqvist, comandante do Esquadrão Phoenix.
O Gripen Centre funciona como hub para a formação dos pilotos que vão voar o Gripen, tanto das nações estrangeiras quanto da própria Força Aérea Sueca. Ao longo do curso, os alunos treinam no Gripen C/D, de um e dois assentos respectivamente. Mesmo sendo versão diferente dos caças adquiridos pelo Brasil, esse contato é fundamental, pois ajuda os pilotos na compreensão da filosofia dos sistemas, do seu modo de operação e de como funcionam os seus comandos de voo, tendo em vista a similaridade em alguns aspectos entre as aeronaves.
“Após adaptados ao Gripen C/D, na Suécia, nossos pilotos terão a sua conversão para o Gripen E realizada inteiramente no Brasil com os meios já disponíveis no 1º GDA, principalmente pelas estações de planejamento e dos simuladores de voo. Os cursos são realizados no âmbito do 1º GDA e ministrados pelos pilotos suecos já selecionados para permanecerem na Base Aérea de Anápolis na função de instrutores de voo e que, juntamente com os pilotos brasileiros, iniciaram a conversão e a implantação operacional do vetor”, explicou o Tenente-Coronel Aviador Gustavo de Oliveira Pascotto, comandante do 1º GDA.
O Programa Gripen Brasileiro envolve uma grande transferência de tecnologia entre Brasil e Suécia e a interação dos dois países é constante, gerando benefícios para ambos os envolvidos.
“A cooperação entre as forças aéreas da Suécia e do Brasil é ótima e acontece em vários níveis. Recebemos os pilotos de caça brasileiros aqui em Såtenäs, mas nós também temos um grupo de suporte da nossa base que está em Anápolis ajudando a FAB na introdução em serviço do Gripen E. A cooperação e as conversas entre as equipes são ótimas”, disse o Coronel Adam Nelson, comandante da F 7 Wing.
Relembre os treinamentos
O Gripen Centre na F 7 Wing já recebeu 17 pilotos da FAB. O atual comandante do 1º GDA, o Tenente-Coronel Aviador Gustavo Pascotto, e o Tenente-Coronel Aviador Ramon Lincoln Santos Fórneas foram os primeiros pilotos da FAB a realizarem o curso o Gripen C/D, ainda como capitães, em 2014. Na sequência, foi a vez de três pilotos de testes do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo da FAB, com o Tenente-Coronel Cristiano de Oliveira, ainda no posto de major, tendo sido o primeiro brasileiro a voar o Gripen E, fechando agora com as três turmas de quatro pilotos operacionais cada.
@CAS
Mais quatro pilotos da Força aérea Brasileira (FAB) realizaram seu primeiro voo solo no caça Saab F-39 Gripen E. O marco na carreira profissional desses militares aconteceu no último dia 18 de janeiro, na Base Aérea de Anápolis (GO), sede do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) "Esquadrão Jaguar".
Em "Notícias"
No dia 23 de setembro de 2024, a Base Aérea de Anápolis (GO) foi palco de um momento histórico e emocionante para a Força Aérea Brasileira (FAB) e, em especial, para o Major Martins e o Capitão Regato, pilotos do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), que realizaram seus…
Em "Notícias"
A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou nesta segunda-feira (19/12), na Base Aérea de Anápolis (BAAN), uma cerimônia que marca o início das atividades operacionais dos caças F-39 Gripen (também conhecidos como Gripen E) pelo Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA).
Em "Notícias"