Saab conclui a segunda fuselagem traseira do T-7A. A Saab despachou entregou a segunda seção traseira da fuselagem de um exemplar da fase de EMD (Engineering and Manufacturing Development) do Boeing T-7A Red Hawk destinado a USAF. A seção foi produzida na planta da Saab em Linköping e foi transferida para a linha de montagem final da Boeing em St Louis – Missouri, em 26 de julho.
Ao a chegar a St Louis, a seção traseira será conectada à fuselagem dianteira, e após as asas, cauda de mais itens, passando a ser uma fuselagem de teste estática completa. Os T-7A EMD não irão voar. Servirão para realizar horas de testes e ensaios, que serão somados ao voos de ensaios para obtenção do certificado de homologação.
Em outubro de 2018, a empresa sueca assinou um contrato no valor de US$ 117 milhões para produzir fuselagens traseiras para cinco aeronaves da fase EMD. Após a conclusão da fase de produção do EMD, a nova instalação da Saab em West Lafayette, Indiana, assumirá a produção de seções de traseira para o programa T-7A.
A USAF pretende adquiri pelo menos 351 T-7A ao custo de US$ 9,2 bilhões, para substituir sua frota de Northrop T-38. A produção do T-7A começou na planta da Boeing em St Louis – Missouri em fevereiro de 2021.
@CAS